Os Correios alertam a população para os golpes de 2025. Criminosos aproveitam as compras virtuais, que aumentaram desde o fim do ano, para fazerem vítimas. A ação é tão simples que você pode acabar caindo sem se dar conta.
Os Correios emitiram um comunicado sobre um golpe antigo que continua fazendo vítimas mesmo em 2025. Os falsos e-mail com o nome da empresa são enviados pelos criminosos. Segundo a empresa o golpe é tão elaborado que até a inteligência artificial já está sendo usada.
Golpe da mensagem falsa sobre encomenda
O alerta foi emitido pelos Correios para ajudar a população a não cair nos golpes que já estão sendo aplicados neste ano.
Segundo a empresa os criminosos estão mais sofisticados e agora utilizam também vídeos em redes sociais, perfis falsos e até inteligência artificial para atrair as vítimas.
As mensagens via SMS, e-mail e WhatsApp também continuam sendo usadas nesse tipo de golpe. O objetivo principal: espalhar informações falsas sobre supostas encomendas retidas.
A partir dessas mensagens o cidadão é direcionado para páginas falsas, com uma estética bastante parecida com a dos Correios, o que inclui a logo da empresa. É então que o golpe em si acontece, é indicado o pagamento de uma taxa para a liberação da encomenda.
Como se proteger do golpe?
A principal recomendação da empresa é que você utilize apenas os canais oficiais dos Correios. Caso receba uma mensagem sobre uma encomenda retida, vá até o site oficial e procure confirmar a informação.
Utilize sempre o site oficial dos Correios e os perfis oficiais nas redes sociais, lá você encontra informações seguras. Outra opção é ligar para a Central de Atendimento, pelos telefones:
3003-0100 (capitais e regiões metropolitanas)
0800 725 7282 (demais localidades).
Como identificar o golpe da encomenda?
Ao receber esse tipo de mensagem, independente do meio usado para a comunicação, é importante ficar de olho em alguns pontos, informa os Correios:
Realmente fez compra virtual?
Nesse golpe o criminoso se apresenta como uma suposta empresa de entregas, informando a retenção de um pacote. No entanto, se você não fez compras internacionais recentemente ou não aguarda algum pacote, nem precisa se preocupar.
Por outro lado, se espera alguma entrega, é interessante confirmar com o vendedor ou com a plataforma de compra e venda usada.