O Nubank fez um alerta sobre um novo golpe que está sendo disseminado por meio do aplicativo de mensagens Whatsapp. Criminosos enviam uma mensagem que alega que o banco está distribuindo até R$ 500, em uma falsa promoção de carnaval. O banco afirma que a mensagem “não passa de uma fraude”.
A mensagem dos golpistas alega que o usuário deve entrar em um link, responder a um questionário e encaminhar a mensagem para seus contatos para receber um Pix de até R$ 500. “Se você receber uma mensagem em nome do Nu oferecendo Pix de carnaval, tome cuidado: é golpe!”, diz o Nubank. “O Nubank informa que não está realizando nenhuma promoção de Pix de Carnaval”, afirma.
Segundo o Nubank, o golpe se enquadra na tática de engenharia social, método que consiste na manipulação psicológica para que a pessoa forneça suas informações pessoais ou clique em links maliciosos. Os criminosos criam situações falsas para convencer a vítima a fazer o que eles querem. Também pode ser classificado como phishing, técnica que envia e-mails ou mensagens de texto com informações falsas, induzindo a clicar em links maliciosos.
O banco orienta que os usuários que receberem mensagens desse tipo, oferecendo promoções ou outros supostos benefícios, devem desconfiar e evitar clicar em links ou fornecer qualquer informação. Outra medida a ser tomada é denunciar o contato no próprio aplicativo de mensagens ou relatar a tentativa de golpe ao Nubank no e-mail pagina.falsa@nubank.com.br e nos canais de atendimento do banco.
Saiba como se proteger de golpes digitais:
Um homem de 42 anos que integra uma facção criminosa foi preso por volta das…
A vida de Bruna Brito Barbosa de Araújo, de 4 anos, chegou ao fim no…
O Conselho Regional de Educação Física 12/PE encaminhou um ofício ao Governo de Pernambuco e…
O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou nesta quarta-feira (15) que será revogada a regra de…
O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi morto nesta terça-feira (14) durante um…
A Justiça de Alagoas determinou a suspensão das redes sociais do influenciadores alvos da segunda…
This website uses cookies.