Brasil

Gabriel Monteiro diz em depoimento que filmava relações sexuais para evitar acusações de estupro

O vereador do Rio e youtuber Gabriel Monteiro (PL) prestou depoimento na tarde desta quinta-feira (23) ao Conselho de Ética da Câmara. O órgão avalia as acusações que podem levar à cassação do mandato. Ele foi ouvido por cerca de três horas e, segundo Chico Alencar (PSOL), relator do processo, alegou que gravava as relações sexuais que mantinha para comprovar que eram consensuais e evitar acusações de estupro. Monteiro deixou a casa sem dar declarações.

“Ele disse que filmava as relações íntimas e consensuais para se precaver sobre possíveis denúncias de estupro. E não via problema ético por (ser algo para) autoproteção”, afirmou Chico Alencar ao término da sessão.

No depoimento, Gabriel Monteiro reiterou que desconhecia que a adolescente com quem mantém relações sexuais em um vídeo que viralizou na Internet era menor, e que a garota teria mentido a própria idade. A gravação é um dos alvos do processo ético.

Monteiro também falou sobre os vídeos em que aparece com crianças em supostos experimentos sociais e de outro episódio que mostra a agressão de um morador de rua.

“O vereador se defendeu de forma muito específica acerca dos vídeos que são alvo da denúncia. Sobre o vídeo em que foi oferecido R$ 400, seria para abordar a temática do feminicídio. Ele disse que a ideia era mostrar que as pessoas se vendem para praticar feminicídio. Essa era a ideia dele”, disse o presidente do Conselho, Alexandre Isquierdo (União Brasil).

Ainda de acordo com os membros do Conselho, Monteiro também alegou que os assessores que participaram das filmagens não eram contratados pela Câmara. E que no grupo só havia a equipe de segurança que faz sua proteção pessoal. Após depor, o vereador participou normalmente de votações na Casa.

Ao todo, doze testemunhas foram ouvidas, sendo oito pela acusação e quatro pela defesa. A previsão é que o caso chegue ao plenário, que pode decidir ou não pela cassação do mandato, em meados de agosto. O relator Chico Alencar disse ter visto contradições no depoimento de Monteiro:

“Ele afirmou que essas pessoas que trabalhavam para ele recebiam por fora. E, sobre o morador de rua, disse que não considerava antiético oferecer dinheiro em nome de uma experiência social. Mas a pessoa saia como vilã. (Ele diz que) não contratava ninguém para sair como vilão ao oferecer dinheiro para pessoas comuns. Mas os vídeos mostram isso: vilões e só um herói, no singular”, ponderou Chico, antes de continuar.

Chico Alencar deve apresentar seu parecer no dia 1º de agosto, na volta do recesso. As sessões parlamentares se encerram na semana que vem. E no dia 10 do mesmo mês, deve ir a plenário. A representação é pela cassação. Se não tiver quórum, a matéria volta à paula na sessão seguinte.

Dinheiro para que morador de rua cometesse crime

Há alguns dias. Gabriel Monteiro postou vídeos nas redes sociais marcando os vereadores do Conselho, pedindo para que a audiência fosse transmitida ao vivo pela internet, o que não é permitido pelos ritos do conselho.

Nessa terça-feira (21), a Comissão de Ética ouviu os depoimentos do delegado Luis Maurício Armond, da 42ª DP (Recreio dos Bandeirantes), e do policial militar Pablo Foligno. Na mesma data, o parlamentar confirmou para os jornalistas que ofereceu dinheiro para que uma pessoa em situação de rua praticasse um crime na Lapa. Gabriel Monteiro afirmou “Paguei sim”, mas disse que se tratava de um “experimento social”, uma campanha contra o feminicídio.

O delegado Luis Maurício Armond, convidado pela defesa do vereador, foi ouvido na tarde desta terça-feira pela Comissão que apura se Gabriel Monteiro cometeu ou não quebra de decoro parlamentar. Ao final do depoimento, o delegado falou com os jornalistas e explicou que um dos crimes pelo qual o vereador está sendo investigado é a exposição de pessoas em estado de vulnerabilidade. Segundo Armond, do ponto de vista da lei, forjar um crime é ilegal, independentemente de se tratar ou não de um experimento.

“A simulação tudo bem, mas a exposição é real. Está se simulando uma situação, mas nem todos os personagens, pelo que está sendo apurado, estariam cientes disso. Então não seria só uma encenação, teria a possibilidade de acontecimentos imprevisíveis. O risco é real”, analisou Luis Maurício Armond.

*As informações são da Agência O Globo.

Redação PortalPE10

Postagens recentes

Miss trans diz que ex-jogador da Seleção Brasileira exigiu sigilo em romance com multa de R$ 500 mil

Bruna Mendonça, criadora de conteúdo e conhecida por ter sido a primeira modelo trans a…

2 dias ago

Ministério da Saúde começa a oferecer canetas emagrecedoras via SUS

O Ministério da Saúde (MS) apresentou nesta sexta-feira (26) o novo protocolo para uso de canetas emagrecedoras no SUS (Sistema Único…

2 dias ago

Taxa de desemprego no país fica em 5,6% e tem menor índice desde 2012

A taxa de desemprego ficou em 5,6% no trimestre até maio no Brasil. É o…

2 dias ago

Caixa inicia liberação de novo lote de valores esquecidos do antigo fundo PIS/Pasep;saiba se tem direito

Empregados com carteira assinada e servidores públicos que trabalharam de 1971 a 1988 e estão…

2 dias ago

Tragédia: Sobe para 589 o total de mortos pelos terremotos na Venezuela; quase 3 mil estão feridos

O número de mortos por conta dos terremotos na Venezuela subiu nesta quinta-feira (25) para 589…

2 dias ago

Zema concede R$ 2,2 milhões em isenção de impostos para empresa da família

O governo de Minas Gerais concedeu uma isenção fiscal milionária à rede varejista que pertence…

2 dias ago

This website uses cookies.