Entretenimento

Fim do WhatsApp ilimitado? TIM, Claro e Vivo planejam encerrar oferta de benefício no Brasil

No início de julho o PortalPE10 já noticiou que as operadoras brasileiras Vivo, TIM e Claro estavam planejando cortar o acesso ilimitado a certos aplicativos sem consumo de dados móveis. Agora a Folha de S. Paulo confirmou que o principal aplicativo na mira das teles é o WhatsApp.
Segundo o jornal, os executivos das principais operadoras do Brasil sinalizaram que estão cogitando realmente dar fim ao benefício de acesso ilimitado ao WhatsApp, o principal método de troca de mensagens no Brasil conforme o levantamento TIC Domicílios da NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR).
As estatísticas também mostram que 62% das pessoas acessam internet apenas pelo celular no Brasil, sendo que planos com WhatsApp ilimitado alavancou a venda de planos no país.
O relatório do InternetLab ainda mostra que a estratégia de oferecer o acesso ilimitado a certos aplicativos encarece o preço médio dos planos, além de aumentar a dependência tecnológica por incentivar o uso de serviços como o WhatsApp.
Para fornecer estes serviços, as operadoras muitas vezes assumem custos de fornecimentos de dados ou cobram estes valores das fornecedoras dos aplicativos. O argumento de José Felix, presidente da Claro Brasil, é que a operadora gasta milhões para manter o acesso ilimitado a estas plataformas.
Especialistas ainda dizem que planos com acesso ilimitado a certos aplicativos confinam seus clientes em certas plataformas, ferindo o Marco Civil da Internet. Desta forma, Felix diz que o Marco Civil precisa ser revisto para considerar o tamanho e o consumo de dados de empresas como Meta, Google e Apple.
Fábio Avellar, da TIM, disse ao Broadcast do Folha que o tráfego não-remunerado sempre gera prejuízo, mas tanto a TIM quanto a Claro preferiram não comentar as declarações dos seus executivos.
Por fim, Alex Salgado, vice-presidente de Negócios da Vivo afirma:
Cada vez mais nós temos diminuído a oferta de aplicativos com uso ilimitado para o mercado, porque entendemos que existe a necessidade de remunerar o investimento feito na rede.
Salgado também confirmou que a operadora também está trabalhando para reduzir o número de aplicativos com acesso ilimitado.

Segundo o jornal, os executivos das principais operadoras do Brasil sinalizaram que estão cogitando realmente dar fim ao benefício de acesso ilimitado ao WhatsApp

.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Miss trans diz que ex-jogador da Seleção Brasileira exigiu sigilo em romance com multa de R$ 500 mil

Bruna Mendonça, criadora de conteúdo e conhecida por ter sido a primeira modelo trans a…

24 horas ago

Ministério da Saúde começa a oferecer canetas emagrecedoras via SUS

O Ministério da Saúde (MS) apresentou nesta sexta-feira (26) o novo protocolo para uso de canetas emagrecedoras no SUS (Sistema Único…

1 dia ago

Taxa de desemprego no país fica em 5,6% e tem menor índice desde 2012

A taxa de desemprego ficou em 5,6% no trimestre até maio no Brasil. É o…

1 dia ago

Caixa inicia liberação de novo lote de valores esquecidos do antigo fundo PIS/Pasep;saiba se tem direito

Empregados com carteira assinada e servidores públicos que trabalharam de 1971 a 1988 e estão…

1 dia ago

Tragédia: Sobe para 589 o total de mortos pelos terremotos na Venezuela; quase 3 mil estão feridos

O número de mortos por conta dos terremotos na Venezuela subiu nesta quinta-feira (25) para 589…

1 dia ago

Zema concede R$ 2,2 milhões em isenção de impostos para empresa da família

O governo de Minas Gerais concedeu uma isenção fiscal milionária à rede varejista que pertence…

1 dia ago

This website uses cookies.