Brasil

Fim da escala 6×1? Entenda proposta que pode mudar a vida dos trabalhadores brasileiros

O fim da jornada de seis dias trabalhados por um dia de descanso têm ganhado destaque nos últimos dias. O debate sobre a proposta ficou em primeiro lugar nos assuntos mais discutidos pelos internautas na rede social X, antigo Twitter.

A extinção da jornada 6×1 faz parte de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pela deputada Érica Hilton (PSOL-SP) na Câmara dos Deputados.

De acordo com o projeto, a ideia seria a redução da carga de trabalho semanal para 36 horas. Além disso, a ideia seria que os funcionários trabalhem quatro dias na semana e tenham três dias de descanso, substituindo o 6×1 por 4×3.

“A alteração proposta à Constituição Federal reflete um movimento global em direção a modelos de trabalho mais flexíveis aos trabalhadores, reconhecendo a necessidade de adaptação às novas realidades do mercado de trabalho e às demandas por melhor qualidade de vida dos trabalhadores e de seus familiares”, afirma a proposta inicial.

A proposta tem gerado polêmica e bastante debate, mas sendo amplamente apoiada pelos trabalhadores. O texto está em fase de coleta de assinaturas e depende de 171 deputados para que seja analisada no Congresso. A assessoria da parlamentar afirma que a lista já passa dos 100 nomes.

Segundo o artigo 58 das Leis do Trabalho, a duração normal do trabalho para os empregados em atividade privada será de, no máximo, 8 horas diárias. Em seu artigo 7º, a Constituição Federal rege que a duração do trabalho não seja superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais.

O objetivo da proposta inicial, protocolada por Érika Hilton no dia 1º de maio deste ano, prevê que o objetivo é reduzir esse limite para 36 horas semanais, mas sem alteração na carga máxima diária de oito horas.

A proposta enfatiza ainda que a redução da carga horária semanal deveria ocorrer sem diminuição salarial. O ponto seria fundamental para preservar o “poder de compra e a estabilidade econômica dos trabalhadores, essenciais para o sustento de suas famílias e para a dinamização da economia como um todo”.

De acordo com o texto, a mudança acarretaria em uma melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores e geraria ganhos de produtividade. A proposição também sugere que a redução da carga de trabalho poderia gerar 6 milhões de postos de emprego.

Um estudo realizado em 2023 com 2,9 mil pessoas que passaram a trabalhar no regime 4×3 no Reino Unido indicou que 39% dos entrevistados se sentiam menos estressados com a mudança de jornada e 71% reduziram sintomas de burnout.

Já para as empresas, os ganhos passaram pela redução da rotatividade dos funcionários e um pequeno incremento na receita (1,4%), em comparação com os mesmos períodos anteriores, quando a jornada era mais extensa.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Governo Trump retira Alexandre de Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky

O governo Donald Trump retirou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal),…

7 horas ago

Assessora de Arthur Lira é alvo de operação da PF contra desvio de emendas parlamentares

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12), em Brasília, a Operação Transparência, que apura suspeitas…

13 horas ago

Programa Celular Seguro é liberado para aparelhos sem o app instalado

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto, anunciou…

15 horas ago

Mãe e padrasto presos guardavam em celulares vídeos dos abusos cometidos contra a filha de 3 anos; diz polícia

De acordo com o boletim de ocorrência, as imagens de atos libidinosos encontradas nos telefones…

15 horas ago

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

A Caixa Econômica Federal paga nessa sexta-feira (12) a parcela de dezembro do novo Bolsa…

15 horas ago

Apelidada de “Tremembé de Brasília”:STF avalia transferência de Bolsonaro para Papudinha

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser transferido para o 19º Batalhão da Polícia Militar, apelidado de…

16 horas ago

This website uses cookies.