Carreiras

FGV será responsável pela organização do CNU 2025; concurso oferece 3.652 vagas

Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi oficialmente confirmada como a banca organizadora do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025, conhecido popularmente como o “Enem dos Concursos”. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (5) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), após a publicação do contrato no Portal Nacional de Contratações Públicas.

Nesta segunda edição, o certame vai oferecer 3.652 vagas distribuídas entre cargos de níveis médio, técnico e superior. Os aprovados serão alocados em 36 órgãos da administração pública federal.

A realização do CNU 2025 foi anunciada em abril pela ministra da Gestão, Esther Dweck, que também confirmou a previsão para a publicação do edital, marcada para julho. As provas estão previstas para ocorrer em duas etapas: a primeira será aplicada em outubro e a segunda, em dezembro.

Criado no ano passado, o “Enem dos Concursos” revolucionou a seleção para o serviço público ao centralizar, em um único processo, a disputa por vagas em diversos órgãos federais. A primeira edição mobilizou quase 1 milhão de candidatos, consolidando o modelo como uma alternativa mais eficiente e transparente para a ocupação de cargos públicos. Agora, novamente, os interessados poderão se inscrever uma única vez, escolhendo suas preferências no momento do cadastro para concorrer a diferentes cargos.

Das vagas ofertadas nesta edição, 3.144 são destinadas a candidatos com nível superior, enquanto 508 são para quem possui nível médio. Segundo o governo, 2.480 dessas vagas são para preenchimento imediato, e as demais 1.172 compõem o cadastro de reserva, com expectativa de convocação em curto prazo após a homologação dos resultados.

Embora a maior parte das vagas esteja concentrada em órgãos sediados em Brasília (DF), há oportunidades em outros estados. No Rio de Janeiro, são 315 vagas em instituições como o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Biblioteca Nacional. Em São Paulo, estão previstas 65 vagas na Fundacentro. No Pará, há 66 vagas distribuídas entre o Instituto Evandro Chagas e o Centro Nacional de Primatas. Já em Pernambuco, a Fundação Joaquim Nabuco contará com 20 vagas.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

2 dias ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

2 dias ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

2 dias ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

2 dias ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

2 dias ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

2 dias ago

This website uses cookies.