A Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi oficialmente confirmada como a banca organizadora do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025, conhecido popularmente como o “Enem dos Concursos”. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (5) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), após a publicação do contrato no Portal Nacional de Contratações Públicas.
Nesta segunda edição, o certame vai oferecer 3.652 vagas distribuídas entre cargos de níveis médio, técnico e superior. Os aprovados serão alocados em 36 órgãos da administração pública federal.
A realização do CNU 2025 foi anunciada em abril pela ministra da Gestão, Esther Dweck, que também confirmou a previsão para a publicação do edital, marcada para julho. As provas estão previstas para ocorrer em duas etapas: a primeira será aplicada em outubro e a segunda, em dezembro.
Criado no ano passado, o “Enem dos Concursos” revolucionou a seleção para o serviço público ao centralizar, em um único processo, a disputa por vagas em diversos órgãos federais. A primeira edição mobilizou quase 1 milhão de candidatos, consolidando o modelo como uma alternativa mais eficiente e transparente para a ocupação de cargos públicos. Agora, novamente, os interessados poderão se inscrever uma única vez, escolhendo suas preferências no momento do cadastro para concorrer a diferentes cargos.
Das vagas ofertadas nesta edição, 3.144 são destinadas a candidatos com nível superior, enquanto 508 são para quem possui nível médio. Segundo o governo, 2.480 dessas vagas são para preenchimento imediato, e as demais 1.172 compõem o cadastro de reserva, com expectativa de convocação em curto prazo após a homologação dos resultados.
Embora a maior parte das vagas esteja concentrada em órgãos sediados em Brasília (DF), há oportunidades em outros estados. No Rio de Janeiro, são 315 vagas em instituições como o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO), o Instituto Nacional de Cardiologia (INC), o Instituto Nacional de Câncer (INCA) e a Biblioteca Nacional. Em São Paulo, estão previstas 65 vagas na Fundacentro. No Pará, há 66 vagas distribuídas entre o Instituto Evandro Chagas e o Centro Nacional de Primatas. Já em Pernambuco, a Fundação Joaquim Nabuco contará com 20 vagas.
Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do Fundo de Garantia do Tempo…
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…
Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…
O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…
A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…
A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…
This website uses cookies.