Pernambuco atingiu 72 casos de Febre Oropouche nessa quarta (17). A Secretaria de Saúde confirmou os primeiros dois casos em maio e acompanhou a rápida crescente da doença. O registro de pacientes subiu para 13 no último dia 9 e disparou com a confirmação de mais 59 casos no último boletim.
A Febre Oropouche é uma arbovirose que tem o maruim e a muriçoca como principais transmissores. Seus sintomas são semelhantes aos da dengue, como febre, cefaléia intensa, dor retro-orbitária e mialgias. Por isso, o governo anunciou a ampliação do número de exames em pacientes sintomáticos que tiveram resultado negativo para dengue, zika e chikungunya.
A prevenção também é a mesma da dengue: vestir roupas mais longas, não acumular lixo em casa, evitar água parada e usar repelente regularmente. Sobre o uso de substâncias repelentes, é importante redobrar a atenção aos produtos com composições menos tóxicas para crianças, gestantes e idosos.
Conforme o monitoramento, a maioria dos casos se concentra no Grande Recife e na Zona da Mata, regiões mais próximas ao litoral do estado. As cidades com casos positivos foram: Água Preta, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Catende, Ilha de Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Jaqueira, Maraial, Moreno, Palmares, Pombos, Rio Formoso, Timbaúba e Xexéu.