Pernambuco

Febre do Oropouche: sobe para 82 o número de casos; últimos 10 casos são de Jaqueira e Camaragibe

Vírus Oropouche foi isolado e identificado em pacientes de 13 municípios pernambucanos

Em | Da Redação

Atualizado em

Febre do Oropouche: sobe para 82 o número de casos; últimos 10 casos são de Jaqueira e Camaragibe
Muriçoca pode atuar como vetor da febre do Oropouche – Foto: Freepik

Pernambuco confirmou mais 10 casos de febre do Oropouche, nessa segunda-feira (22). Com a nova rodada de notificações, feita pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), o Estado agora totaliza 82 registros da doença.

O vírus Oropouche foi isolado e identificado em pacientes de 13 municípios pernambucanos: Jaqueira, Pombos, Palmares, Água Preta, Moreno, Xexéu, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende e Camaragibe.

Os últimos 10 casos são de Jaqueira e Camaragibe, segundo a SES-PE. Na semana passada, a pasta havia confirmado mais de 59 casos, elevando o total, naquela ocasião, a 72.

A SES-PE ainda investiga a possível relação entre a febre e a morte de um feto com 30 semanas de gestação. Caso, que aconteceu em Rio Formoso, na Mata Sul de Pernambuco, é inédito na literatura científica e está sendo debatido com especialistas.

Possíveis mortes no Brasil
O Ministério da Saúde investiga três mortes suspeitas de febre do Oropouche no Brasil, sendo uma em Santa Catarina e duas na Bahia.

Caso confirmadas, essas serão as primeiras mortes pela doença documentadas no mundo. No Maranhão, um caso também estava sendo investigado, mas foi descartado.

O País já registrou neste ano mais de 7 mil casos da doença

Deixe sua opinião