Brasil

Febraban alerta consumidores sobre o golpe do falso advogado; entenda como funciona

Criminosos têm utilizado informações públicas de processos judiciais para aplicar o “golpe do falso advogado” por meio de aplicativos de mensagens, tendo como alvo pessoas que aguardam decisões ou valores na Justiça. Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), os fraudadores se aproveitam de dados públicos para entrar em contato com clientes de advogados e cometer crimes.

No golpe, o criminoso cria um perfil falso de um profissional regularmente inscrito na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), utilizando seu nome, imagem e informações profissionais reais. Os golpistas enviam mensagens às vítimas simulando vitórias em ações judiciais e solicitam pagamento antecipado de taxas, custas ou impostos para liberar o suposto valor, geralmente via Pix.

A Febraban alerta que, frequentemente, os criminosos chegam a enviar documentos falsos e links maliciosos que podem clonar o celular e roubar dados das vítimas.

O diretor-adjunto de serviços e segurança da Febraban Walter Faria diz que os consumidores sempre devem desconfiar de contatos feitos por mensagem em que há o pedido de pagamento de taxas com urgência. Neste golpe, geralmente o número em que chega a mensagem é diferente do número real do advogado.

“O mais importante é: se tiver qualquer dúvida, ligue diretamente para seu advogado para esclarecimentos ou, se possível, faça uma chamada de vídeo ou tente encontrá-lo presencialmente”, diz o especialista.

Ele alerta também que o criminoso costuma pedir informações sigilosas, como número de identidade, senhas bancárias, número de cartão de crédito, entre outras. Essa informações nunca devem ser compartilhadas com contatos desconhecidos.

Vicente de Chiara, diretor Jurídico da Febraban, afirma que a Justiça não cobra valores antecipados para liberar indenizações ou resolver pendências processuais. “Caso sofra esta tentativa de golpe, tire prints das mensagens, da chave Pix enviada pelo golpista e do número do telefone e faça um boletim de ocorrência”, diz Chiara.

COMO POSSO ME PROTEGER DO GOLPE DO FALSO ADVOGADO?

A Febraban recomenda que consumidores adotem alguns cuidados, entre eles:

  • Fique atento se receber uma mensagem de um número desconhecido afirmando ser de seu advogado ou de um representante do escritório de advocacia;
  • Desconfie se nesta mensagem for solicitado o pagamento de taxa para a liberação de um processo judicial. Lembre-se: a Justiça não cobra valores antecipados para liberar indenizações ou resolver pendências processuais;
  • Também desconfie se houver pressão para que o pagamento seja feito com urgência
  • Nunca passe informações pessoais e financeiras por mensagens;
  • Se tiver qualquer dúvida, ligue diretamente para seu advogado e não fique conversando por mensagens. De preferência, faça uma chamada de vídeo para seu advogado ou marque de ir presencialmente em seu escritório.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

23 horas ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

23 horas ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

1 dia ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

1 dia ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

1 dia ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

1 dia ago

This website uses cookies.