Brasil

Fake news sobre Pix chegou a 87% dos brasileiros, diz pesquisa Quaest

As fake news de que movimentações por Pix passariam a ser taxadas pela Receita Federal chegou a 87% dos brasileiros, mostra pesquisa Quaest divulgada nesta sexta-feira (17). Entre os entrevistados que tiveram contato com a informação falsa, 68% dizem ter tomado conhecimento sobre o desmentido do governo Lula. No entanto, mesmo assim, 67% dos entrevistados não descarta a possibilidade de que o meio de pagamento venha a ser taxado pela atual gestão federal.

A Quaest entrevistou 1.200 brasileiros entre os dias 15 e 17 de janeiro. A margem de erro é de três pontos porcentuais. Após defender o mérito da norma do Pix, o governo federal recuou e, com críticas às fake news, revogou a portaria na tarde de quarta-feira (15).

A Advocacia-Geral da União (AGU) pediu à Polícia Federal (PF) a abertura de inquérito sobre a disseminação de fake news sobre a portaria do Pix. “Manifestações em plataformas digitais não podem ser realizadas para gerar desinformação sobre políticas públicas”, afirmou a AGU no ofício, criticando a disseminação de informações que causavam “pânico na população”.

Os dados da pesquisa Quaest vão ao encontro do argumento exposto no vídeo viral do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), que superou 310 milhões de visualizações. Na gravação, Nikolas critica o aumento do monitoramento de transações financeiras e diz que, apesar da norma do Fisco não taxar o Pix, “não duvida” que o meio de pagamento venha a ser tributado.

A Quaest mensurou que, antes da publicação do vídeo, em 14 de janeiro, a “polêmica do Pix” gerou 5,8 milhões de interações nas redes sociais X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, TikTok e YouTube. No dia seguinte, o volume de menções chegou a 22,1 milhões e a norma foi revogada durante a tarde.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Copa do Mundo 2026: Brasil enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase da Copa do Mundo; veja os 12 grupos

A Fifa sorteou nesta sexta-feira os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, em…

11 horas ago

Justiça prende 29 jogadores e dirigentes de gigantes do futebol envolvidos em esquema de apostas

A Justiça da Turquia ordenou, nesta sexta-feira (5), a prisão de 46 pessoas, entre elas…

16 horas ago

Polícia Marido de influenciadora é alvo de operação contra tráfico de drogas

Um grupo suspeito de distribuir drogas sintéticas em festas no Piauí foi alvo de uma…

16 horas ago

Concurso da Sesapi 2026: edital é publicado com 1 mil vagas e salários de até R$ 12 mil

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) abriu novo concurso que marca uma das maiores…

17 horas ago

Netflix anuncia a compra do streaming da Warner Bros. Discovery por R$ 382 bilhões

A Netflix anunciou na manhã desta sexta-feira (5) acordo de compra dos estúdios de TV e cinema…

17 horas ago

Governo autoriza seleção com 133 vagas na Secretaria de Saúde de Pernambuco; saiba mais

O governo do estado de Pernambuco autorizou a abertura de Seleção Pública Simplificada para a…

17 horas ago

This website uses cookies.