Canhotinho, no Agreste de Pernambuco, receberá uma unidade industrial da Masterboi, a primeira da Região Nordeste. A planta industrial frigorífica será inaugurada hoje. O local conta com um investimento superior a R $120 milhões, e a previsão é de que gere 800 empregos diretos e 3500 indiretos quando estiver em plena capacidade de funcionamento. As obras tiveram início em agosto de 2020, e a previsão para o início das operações será em junho de 2022.
O evento começa às 11h. Nele, estarão presentes o diretor presidente, Nelson Bezerra da Silva; o diretor executivo, Miguel Zaidan; o governador de Pernambuco, Paulo Câmara; a prefeita do município de Canhotinho, Sandra Rejane Lopes de Barros; e o diretor presidente da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Roberto Abreu.
Numa área de 111 hectares, com 21 mil metros quadrados de área construída, a nova unidade será o maior frigorífico industrial do Nordeste, além de ser o único a operar com o Serviço de Inspeção Federal (SIF) na região. O novo frigorífico industrial vai utilizar métodos modernos de manejo animal e terá capacidade de abater 700 cabeças de gado por dia, além de ovinos, caprinos e suínos.
Seguindo o padrão das demais unidades industriais, que ficam uma em Nova Olinda, no Tocantins, e outra em São Geraldo do Araguaia, no Pará, ambas na Região Norte, esta também garante o acesso aos mercados nacional e internacional.
A carne produzida em Canhotinho será destinada ao mercado interno, sobretudo ao comércio atacado e varejista pernambucano, e os animais utilizados no processo serão comprados em Pernambuco, Alagoas, Paraíba e até no Maranhão. Inicialmente, poderá exportar para os países do bloco Lista Brasil, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA)
Em 2021, a licitação das obras de terraplanagem, drenagem, pavimentação, sinalização e iluminação do acesso à fábrica da Masterboi foram anunciadas pelo estado. A Prefeitura de Canhotinho, por sua vez, já realizou um investimento de R $3 milhões na terraplanagem da área construída pelo grupo empresarial. Além de Canhotinho, todo o entorno, no Agreste Meridional e Mata Sul, devem ser beneficiados indiretamente.
Fundada há 22 anos, a empresa, que é pernambucana, mantém sua sede no Recife e está entre os maiores frigoríficos do país e emprega, atualmente, mais 3.000 colaboradores em todas as suas unidades.. Segundo estima a Masterboi, em três anos, quando estiver operando em plena capacidade, serão cerca de 800 postos de trabalhos diretos, além das oportunidades de negócio com cadeia produtiva na região, incluindo desde produtores rurais de pequeno, médio e grande portes.