Brasil

Expectativa de vida do brasileiro sobe de 76,8 para 77 anos, diz IBGE

Em | Da Redação

Atualizado em

Expectativa de vida do brasileiro sobe de 76,8 para 77 anos, diz IBGE

A expectativa de vida do brasileiro ao nascer subiu no ano passado, segundo dados da Tábua Completa de Mortalidade de 2021 divulgados hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os dados, publicados no Diário Oficial da União, mostram que o número subiu de 76,8 para 77 anos na comparação com 2020.

Anualmente, o IBGE divulga esses números para o total da população brasileira, com data de referência em 1º de julho do ano anterior e para todas as idades, conforme prevê o Artigo 2º do Decreto Presidencial nº 3.266, de 29 de novembro de 1999.

As informações sobre a expectativa de vida do brasileiro são usadas para a tomada de decisão em várias políticas públicas. Esse dado é utilizado, por exemplo, para determinar o fator previdenciário, no cálculo das aposentadorias do Regime Geral de Previdência Social.

Na divulgação dos números de 2020, o IBGE informou que a pandemia da covid-19 não teve as mortes incluídas no levantamento e que essas informações só devem ser incorporadas na divulgação de 2023, referente ao ano de 2022.

Mesmo assim, a inclusão seria apenas em caráter preliminar. Portanto, a divulgação de hoje segue a mesma metodologia do ano passado, sem o impacto da pandemia.

“É bem provável que em 2023 a gente tenha uma Tábua preliminar (corrigida pela covid) para Brasil. Para unidades da federação, precisa dos dados do Ministério da Saúde, que demoram um pouco mais”, explicou a demógrafa Izabel Guimarães Marri, gerente de população do IBGE, na ocasião. “Em 2024, a gente vai ter a Tábua (referente a 2023) com todos os ajustes e estudos por unidades da federação”, previu.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads