Pernambuco

Ex-secretário é preso pela PF em nova operação contra corrupção no sistema prisional de Pernambuco

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (8), uma nova fase da operação La Catedral, que investiga um esquema de corrução no sistema prisional de Pernambuco, com forte atuação sobretudo no Presídio de Igarassu, localizado no Grande Recife. As informações são do JC Online.

André de Araújo Albuquerque, ex-secretário executivo da Administração Penitenciária e Ressocialização e que também atuou como superintendente de Segurança Prisional da pasta estadual, foi preso nas primeiras horas desta manhã.

André foi exonerado do cargo de executivo em dezembro do ano passado, em meio ao avanço das investigações. Ele era considerado um braço direito de Paulo Paes, secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização. 

No mesmo dia, o policial penal Charles Belarmino de Queiroz também foi exonerado do cargo de diretor do Presídio de Igarassu. Ele foi preso preventivamente na primeira fase da operação da Polícia Federal, deflagrada em 25 de fevereiro deste ano.

Oficialmente, a Polícia Federal ainda não revelou o número de mandados de prisão que estão sendo cumpridos nessa nova fase.

ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NO PRESÍDIO DE IGARASSU

Além de Charles, outros sete policiais penais foram presos na primeira fase. A investigação indicou que eles liberaram a entrada de drogas, bebidas alcoólicas, comidas e até garotas de programa no Presídio de Igarassu. Em troca, recebiam pagamentos em dinheiro via Pix, comidas e até joias.

O esquema foi descoberto a partir da apreensão de um celular com o presidiário Lyferson Barbosa da Silva, exercia uma forte liderança no pavilhão onde cumpria pena e que tinha contato direto com Charles e com outros policiais penais em cargos de supervisão.

O contato era feito por meio de mensagens de WhatsApp, ou seja, o presidiário tinha acesso a celulares com autorização da direção.

Preso por participação no assassinato do médico médico Artur Eugênio de Azevedo, de 35 anos – crime ocorrido em 12 de maio de 2014, em Jaboatão dos Guararapes -, Lyferson também é líder de uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas e com forte atuação no município de Rio Formoso, no Litoral Sul de Pernambuco.

No ano passado, em meio às investigações que resultaram na operação da última semana, Lyferson foi transferido para a Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, onde permanece cumprindo pena.

Os investigados devem responder pelos crimes de tráfico e associação para o tráfico de drogas; lavagem de dinheiro; corrupção; prevaricação; promoção ou facilitação de ingresso de aparelho telefônico em presídio; participação em organização criminosa.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Em busca da reeleição,Raquel Lyra comanda ato de filiação de lideranças em Gravatá e amplia base do PSD no interior do estado

O cenário político de Pernambuco registra um movimento estratégico no tabuleiro eleitoral do Agreste. A…

21 horas ago

Seis mortes por pancreatite associadas a canetas emagrecedoras são registradas no Brasil, aponta Anvisa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), através do sistema VigiMed, recebeu 225 notificações de…

21 horas ago

STF tem maioria para punir caixa 2 como crime eleitoral e improbidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de votos nesta sexta-feira (6) para estabelecer que…

2 dias ago

Abono salarial: aplicativo do governo teve mais de 7,3 milhões de consultas no 1º dia

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital recebeu mais de 7,3 milhões de consultas ao abono…

2 dias ago

Laudo médico da PF conclui que Bolsonaro pode continuar preso na Papudinha: ‘quadro estável

Laudo elaborado por médicos da Polícia Federal concluiu que o ex-presidente Jair Bolsonaro não precisa…

2 dias ago

Anvisa proíbe “Café de açaí” e suspende azeite e glitters culinários

A pesquisa Datafolha/CBN, divulgada nesta sexta-feira (6), mostra que a aprovação da governadora Raquel Lyra…

2 dias ago

This website uses cookies.