Cidades

Ex-prefeita de Pombos, Jane Povão é condenada a sete anos e seis meses de reclusão por reter parte dos salários de professores

Conhecida como Jane Povão, Cleide Jane Sudário Oliveira foi condenada pela Justiça Federal por desvio de dinheiro público — Foto: Reprodução/TV Globo

A Justiça Federal condenou a sete anos e meio de reclusão Cleide Jane Sudário Oliveira, ex-prefeita de Pombos, na Zona da Mata de Pernambuco, por desvio de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) entre 2009 e 2012. Jane Povão, como é conhecida, também deve pagar multa e devolver o dinheiro desviado. Os valores não foram divulgados.

Esta é uma das seis ações nas quais Jane Povão é ré por desvio de recursos públicos. Desta vez, a Justiça Federal considerou que ela retinha parte do salário de professores municipais. O dinheiro era direcionado “para proveito próprio e alheio”.

Em março, ela foi condenada a seis anos de prisão por causa de desvio de R$ 289 mil de verbas destinadas ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

A nova condenação é referente a um desvio de dinheiro de forma semelhante ao anterior. Desta vez, ela foi condenada pelo crime de concussão no uso de recursos públicos, que é quando alguém que ocupa cargo público se utiliza da posição que ocupa para exigir, para si ou para outro, algum tipo de vantagem indevida.

O caso é de responsabilidade da procuradora da República Silvia Regina Pontes Lopes, do Ministério Público Federal (MPF). Segundo a denúncia, além da apropriação dos salários dos professores, o esquema também envolvia a inserção de dados falsos para contabilização a mais de valores pagos por horas extras e gratificações.

Também é alvo da ação a supervisora escolar Maria das Graças Sena Barros, que foi absolvida pela Justiça Federal.

“A ex-prefeita explorava a vulnerabilidade econômica dos professores, que era utilizada como forma de evitar resistência contra os abusos”, disse o MPF, por meio de nota. Jane Povão poderá cumprir a pena em regime semiaberto. A Justiça também decretou a perda de eventual cargo, função pública ou mandato eletivo exercido pela ex-gestora.

Da re

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Share
Published by
Marcelo Passos

Postagens recentes

PF nas ruas: Preso desembargador que relata processo envolvendo TH Joias

A PF deflagrou há pouco no Rio de Janeiro a Operação Unha e Carne 2,…

17 minutos ago

Moraes determina início do processo para extradição de Ramagem, que fugiu para os EUA

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, determinou à Secretaria Judiciária da Corte…

15 horas ago

Anvisa libera semaglutida para tratamento de gordura no fígado com inflamação

A Anvisa aprovou nesta segunda (15) o uso de semaglutida, o ingrediente ativo do Wegovy…

15 horas ago

Homem é condenado por matar a própria sobrinha de 9 meses

O Tribunal do Júri do Recife condenou Erick Ramon Matias Ferreira a 32 anos de…

1 dia ago

Defesa diz que exame confirmou hérnias em Bolsonaro e reforça pedido de cirurgia em “caráter de urgência”

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro disse, neste domingo (14), que a ultrassonografia feita hoje…

1 dia ago

Concursos e seleções oferecem mais de 1,8 mil vagas com salários de até R$ 10 mil; veja como se inscrever

Pernambuco oferece, ao menos, 1.859 vagas de emprego em seleções e concursos públicos em diferentes…

1 dia ago

This website uses cookies.