Mundo

EUA mudam estratégia e agora pedem na ONU cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza

Segundo o secretário de Estado Antony Blinken, proposta está diretamente ligada à libertação de reféns sob poder do Hamas.

Em | Da Redação

Atualizado em

EUA mudam estratégia e agora pedem na ONU cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza
Segundo o secretário de Estado Antony Blinken, proposta está diretamente ligada à libertação de reféns sob poder do Hamas.

Após vetarem pedidos de cessar-fogo em votações anteriores, os Estados Unidos apresentaram uma proposta de resolução no Conselho de Segurança da ONU pedindo uma tregua imediata dos bombardeios na Faixa de Gaza.

A afirmação foi feita na quarta-feira (20) pelo secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.

Em uma entrevista na Arábia Saudita, Blinken disse que a possibilidade de cessar-fogo imediato está ligada à liberação de reféns que estão sob poder do grupo terrorista Hamas.

“Esperamos sinceramente que os países apoiem isso. Penso que isso enviaria uma mensagem forte, um sinal forte. Mas, claro, apoiamos Israel e o seu direito de se defender”, afirmou durante a entrevista.

O secretário afirmou ainda que os Estados Unidos estão trabalhando em conjunto com Egito e o Catar para que haja um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, com a libertação de reféns.

Blinken está visitando a Arábia Saudita para discutir a guerra entre Israel e o Hamas. Outros detalhes sobre a resolução apresentada pelos Estados Unidos não foram divulgados.

A intenção de os Estados Unidos apresentarem uma resolução no Conselho de Segurança na ONU propondo a interrupção do conflito no território palestino começou a ser ventilada em fevereiro.

Aliados de Israel, os EUA vetaram resoluções anteriores apresentadas por outros países sobre o conflito. Um dos textos vetados foi apresentado pelo Brasil, em outubro de 2023.

Nas últimas semanas, o governo norte-americano vem mudando o tom em relação ao conflito. O presidente Joe Biden tem demonstrado preocupação com o grande número de civis mortos no território palestino.

No início de março, durante uma entrevista, Biden chegou a dizer que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, está “prejudicando mais do que ajudando” Israel com a postura na Faixa de Gaza.

 

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads