Brasil

Estudantes que fizerem os dois dias de prova do Enem ganharão parcela extra do Pé-de-Meia,diz Ministro

O ministro da Educação, Camilo Santana (PT), atribuiu o crescimento no número de inscritos no Enem à implementação do programa Pé-de-Meia, que incentiva a permanência estudantil por meio de uma poupança paga pelo governo. Em coletiva de imprensa ao lado do presidente Lula (PT), Camilo anunciou que os alunos que realizarão o exame neste e no próximo domingo receberão uma parcela extra do programa.

Os estudantes fizeram a primeira prova do Enem no domingo (3), que incluirá questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. A segunda prova ocorrerá no próximo domingo (10) com foco em Matemática e Ciências da Natureza. Camilo destacou que a edição deste ano registrou 4,3 milhões de inscritos, um aumento em relação aos 3,934 milhões do ano anterior, com a maioria dos participantes sendo mulheres e jovens.

aumento de 10% no número de inscritos

Em visita ao Inep em Brasília, Lula expressou seu apoio aos estudantes e ressaltou a importância da educação como um símbolo de independência, especialmente para as mulheres. O presidente também parabenizou Camilo pelo aumento de 10% no número de inscritos, enfatizando que o Brasil só será competitivo quando conseguir “exportar sabedoria e inteligência”.

Camilo Santana informou que todos os Estados aumentaram na adesão ao Enem, citando São Paulo, que teve um salto de 44% para mais de 80% dos participantes. O Acre também se destacou, com 100% de adesão entre os alunos do ensino médio. O ministro enfatizou que oito Estados do Nordeste conseguiram alcançar a totalidade de inscrições, creditando isso ao impacto positivo do programa Pé-de-Meia.

Embora tenha sido questionado sobre a relação entre o desempenho no Enem e a continuidade do programa, Camilo se limitou a afirmar que o exame é crucial para os alunos, pois serve como principal porta de entrada para o ensino superior. O governo vê esse aumento de participantes como um indicativo positivo das políticas educacionais em vigor e um passo importante para garantir a permanência dos estudantes no sistema de ensino.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

15 horas ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

15 horas ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

22 horas ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

23 horas ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

1 dia ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

1 dia ago

This website uses cookies.