“Chego em casa muito cansada e não tenho vontade de fazer amor com meu marido. Sou obrigada?” Para o apóstolo Estevam Hernandes, a mulher deve, sim, entender que privar de sexo o homem com quem casou é ir contra o que a Bíblia manda. Assim ele respondeu à pergunta feita por uma espectadora e exibida no telão do Renascer, programa que ele conduz em sua Rede Gospel. A resposta foi dada nesta terça (7), véspera do Dia da Mulher, num quadro em que o líder neopentecostal responde dúvidas da audiência.
“Olha, ninguém é obrigado a nada”, começa Hernandes, fundador da igreja Renascer em Cristo e idealizador do mais importante evento do calendário evangélico no país, a Marcha para Jesus. “Agora, a regularidade do sexo no casamento é uma determinação bíblica.”
Em ambientes seculares, o argumento é compreendido como uma defesa da submissão da mulher ao desejo masculino. Uma porta aberta, portanto, para a opressão, o que em casos mais graves poderia levar até ao estupro marital. Secular, para evangélicos, é o ponto de vista externo à sua fé.
Em 2019, a apresentadora Patrícia Abravanel fez um discurso parecido no “Programa Silvio Santos”, do pai, no SBT. Disse à época que “a mulher não pode negar fogo para o marido, senão ele vai procurar em outro lugar, tá na Bíblia”.
Foi rebatida na hora pela colega de emissora Lívia Andrade: “Deus, eu vou para o inferno. Eu me rebelei contra esta parte da Bíblia aí. Se uma hora a gente não quiser, a gente não precisa mentir. A gente tem que falar a verdade: não estou a fim e pronto”. Sua reação conquistou a simpatia da plateia, que a aplaudiu, e viralizou nas redes.
O vídeo com trecho do programa do apóstolo começou a circular no WhatsApp acompanhado da legenda: “Um dia antes do Dia da Mulher, o apóstolo Estevam Hernandes, da Igreja Renascer em Cristo, fala essa asneira em rede nacional. Pensamentos como esse devem ser deletados e retirados do ar”.
Para fundamentar sua mensagem, Hernandes cita o capítulo 7 da Primeira Epístola aos Coríntios, parte do Novo Testamento. O livro traz recados do apóstolo Paulo, que, segundo o apóstolo, “fala algo tão profundo” em relação ao tema.
Um dos versículos dessa passagem diz o seguinte: “Não vos priveis um ao outro, senão por consentimento mútuo por algum tempo, para vos aplicardes ao jejum e à oração; e depois ajuntai-vos outra vez, para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência”.
“Ele fala que o corpo da mulher pertence ao marido, e o do marido pertence à mulher”, afirma Hernandes. “Ambos não devem se separar, não devem deixar de praticar sexo por muito tempo, a não ser por consentimento mútuo para período de consagração e oração.”
Um helicóptero caiu na caiu na noite de quinta-feira (16), no Morro do Tico-Tico, nas…
Começam nesta sexta-feira (17) as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O prazo…
Deputados da base de apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) irão pedir ao presidente eleito…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta quinta-feira (16/1), o projeto de…
Um técnico de enfermagem foi preso após ser acusado de roubar uma corrente de ouro…
O Programa Farmácia Popular do Brasil, cujo objetivo é complementar a oferta de medicamentos por…
This website uses cookies.