Pernambuco

Enfermeiros do SUS podem prescrever a PrEP, pílula para evitar o HIV

Em | Da Redação

Atualizado em

Enfermeiros do SUS podem prescrever a PrEP, pílula para evitar o HIV

A partir de agora, todos os enfermeiros do Sistema Único de Saúde (SUS) em Pernambuco poderão prescrever a PrEP, pílula que previne a infecção do vírus HIV. Antes, somente médicos podiam prescrever. Com isso, os pacientes poderão ter, nas unidades básicas de saúde (UBS), acesso ao tratamento preventivo, que tem até 99% de eficácia, conforme mostram estudos.

A Profilaxia Pré-Exposição, conhecida pela sigla PrEP, é considerada um dos responsáveis pela redução de casos de infecção pelo vírus do HIV, causador da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids).

É um comprimido diário, que combina os medicamentos antirretrovirais tenofovir e entricitabina, bloqueando alguns caminhos que o HIV usa para infectar. Em Pernambuco, há 35 locais em que é possível pegar o remédio

A novidade foi divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), nesta segunda (19). Segundo o governo, médicos e enfermeiros do SUS podem prescrever a PrEP para qualquer pessoa acima de 15 anos, com mais de 35 quilos, que tenha risco potencial para a infecção, analisado pelo profissional.

A ampliação é uma forma de fazer com que mais pessoas, especialmencarate na periferia, tenham acesso à PrEP. Com requisição em mãos, os pacientes poderão ir a um dos 35 locais em que é possível pegar, de graça, os medicamentos. O tratamento também prevê testes periódicos de HIV.

A SES ressalta que a PrEP, embora bastante eficaz se for utilizada diariamente, é uma ferramenta que deve ser utilizada de forma combinada a outras, na prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (IST). Inclusive, a PrEP só previne contra o HIV, não tendo efeito sobre outras doenças como sífilis, clamídia e gonorreia.

Também é preciso lembrar da importância da prevenção, com o uso do preservativo peniano ou vaginal em todas as relações sexuais, além de gel lubrificante. Tudo isso também pode ser pego de graça nos serviços de saúde.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads