O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou nesta segunda-feira (30) que estudantes que fariam a prova em locais a mais de 30 km de suas casas terão o direito de fazer o exame em outra data, caso queiram. As novas datas acontecerão nos dias 12 e 13 de dezembro.
Pais e estudantes reclamam nas redes sociais, desde a divulgação dos locais de prova, na última terça-feira (24), sobre a distância dos locais de provas.
Segundo o Inep, 50 mil estudantes foram afetados, o que representa 1% do total de inscritos. O órgão divulgou ainda que não há casos de estudantes alocados em municípios distintos daqueles sinalizados no ato de inscrição.
“Os inscritos para o Enem 2023 não serão prejudicados pela designação de locais de prova distantes de sua residência. As normas do Inep garantem alocação num raio máximo de 30 quilômetros do domicílio informado na inscrição e o Cebraspe, instituição vencedora da licitação para a aplicação do Enem em 2023, já foi acionado para que sejam rigorosamente cumpridos todos os requisitos acordados”, afirmou o Inep.
O órgão disponibilizou para os alunos prejudicados uma aba específica para que eles peçam para participar do Enem na nova data. Segundo o Inep, o sistema analisará as informações no período de 13 a 17 de novembro (ou seja, o primeiro domingo da data original já terá passado).
O ENEM será realizado nos próximos dois domingos, 5 e 12 de novembro. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h nos dois dias. As provas começam às 13h30, e terminam, no primeiro, dia, às 19h, e no segundo, às 18h30. O horário de referência é o de Brasília.
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens: português, inglês ou espanhol de acordo com a inscrição do candidato, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a redação.
No segundo, os candidatos fazem as de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.
Para levar o caderno para casa, é preciso sair nos últimos 30 minutos de prova.