Pernambuco

Enem: conheça estudante da Mata Sul que tirou nota mil na redação

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou, nessa terça-feira (16/1), que 60 candidatos conseguiram alcançar a nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O pernambucano Igor Kleyverson da Silva, de 23 anos, é um deles. No estado, apenas duas pessoas conseguiram a nota máxima.

Natural de Escada, cidade na mata sul do estado, Igor é filho de um serralheiro e de uma merendeira. Ele destacou que alcançou o objetivo após quatro anos tentando tirar notas satisfatórias no Enem. “Quem quiser tirar uma nota mil basta não desistir. Nota mil é resultado de persistência, e não de ser bom por natureza”, ressaltou.

Igor Silva soube do resultado através da namorada e contou que não acreditou quando foi informado sobre a nota da redação. “Eu disse para ela atualizar o site para ver se a nota era aquela mesmo e quando ela confirmou, saí chamando meu pai e minha mãe. Foi aquela festa”, contou

O estudante pretende ingressar no curso de Ciências Biológicas na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) ou na Universidade de Pernambuco para ser professor. “Sempre gostei do ambiente escolar e desde novo nunca quis me afastar deste espaço. Eu tive incentivo de um professor de biologia e decidi que é isso que quero para a minha vida”, contou.

A redação do Enem é um dos principais receios dos vestibulandos, uma vez que ela possui grande peso na hora de conseguir uma vaga em um curso superior. Muitos estudantes recorrem a táticas de estudo e se matriculam em cursos preparatórios a fim de alcançar notas maiores. “A principal diferença na minha rotina de estudos está no cursinho. Este foi meu primeiro ano. No ano anterior eu tive várias dificuldades e neste ano todas as minhas notas aumentaram, mas se destacaram a da redação, de matemática e de linguagens”, destaca o pernambucano.

“Igor era um aluno muito dedicado e tinha muito interesse nas aulas de redação. No Enem 2022, obteve 620 e com muita dedicação e esforço chegou ao 1000”, destacou o professor de redação Luiz França.

Número de redações nota mil em 2023 supera o de 2022

O número de estudantes que alcançaram a nota máxima na redação saltou de 18, em 2022, para 60, em 2023, de acordo com o Inep. Destes 60 alunos, apenas quatro candidatos são da rede pública de ensino, sendo que 40% do total dos estudantes que participaram do exame nacional são da rede pública.

Os resultados do maior vestibular do Brasil foram divulgados na manhã desta terça-feira (16) e os vestibulandos podem conferir a nota por meio da Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Integrante do PCC foragido é preso em flat de luxo na praia de Muro Alto em PE

Um homem de 42 anos que integra uma facção criminosa foi preso por volta das…

8 horas ago

CREF12/PE cobra do Governo de Pernambucano e das 184 prefeituras o pagamento do Novo Piso Salarial

O Conselho Regional de Educação Física 12/PE encaminhou um ofício ao Governo de Pernambuco e…

8 horas ago

Após onda de fake news, governo decide revogar ato da Receita Federal sobre Pix

O secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, anunciou nesta quarta-feira (15) que será revogada a regra de…

12 horas ago

Delegado pernambucano assassinado em SP passou em novo concurso e pretendia voltar para Pernambuco

O delegado Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi morto nesta terça-feira (14) durante um…

14 horas ago

‘Game Over’: Justiça suspende redes sociais de Influencers Rico Melquiades e Babal Guimarães

A Justiça de Alagoas determinou a suspensão das redes sociais do influenciadores alvos da segunda…

14 horas ago

This website uses cookies.