Um participante de Pernambuco conquistou a nota máxima na redação da edição 2024 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ao todo, 12 pessoas alcançaram a nota 1000 no país.
Os demais estados com nota máxima foram Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, São Paulo, Distrito Federal e Minas Gerais, o único estado cujo participante é proveniente de escola pública.
“Lembrando que, este ano, o presidente vai lançar um prêmio de reconhecimento aos resultados da educação básica no Brasil – inclusive o resultado do Enem”, disse o ministro da Educação, Camilo Santana, durante coletiva de imprensa nesta segunda-feira (13), data em que os resultados da prova foram divulgados.
“Em breve, vamos anunciar à imprensa e à população brasileira as categorias de reconhecimento dos esforços de melhoria da qualidade da educação básica no nosso país por município, por estado, por rede, por escola. É uma forma de reconhecer, de dar transparência mais ainda aos resultados e de reconhecer os esforços das redes de educação em todo o Brasil”, completou.
Segundo Camilo, a nota média da redação no Enem 2024 foi de 660 pontos – 15 pontos a mais que a nota média de redação registrada na edição anterior do exame, de 645 pontos. “Um aumento significativo, de 15 pontos, na proficiência média, quando comparado a 2023”, avaliou o ministro.