Brasil

Empréstimo do Consignado do Auxílio Brasil 2023: entenda as novas regras, prazos e valores para o pagamento

Em | Da Redação

Atualizado em

Empréstimo do Consignado do Auxílio Brasil 2023: entenda as novas regras, prazos e valores para o pagamento
Auxílio Brasil

 

O empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi suspenso em 14 de janeiro pelo ministério do Desenvolvimento Social, em acordo com a Caixa Econômica. Naquela ocasião, a presidente do banco, Maria Rita Serrano, afirmou que a taxa de juros seria revista porque está em desacordo com a modalidade do produto.

Aposentados e pensionistas, por exemplo, contratam empréstimo consignado com juros de no máximo 2,08%. Enquanto isso, para o público do Auxílio Brasil a cobrança chegava a 3,5% no mês. Por isso, tanto essa regra como as demais foram atualizadas.

O que mudou no consignado do Auxílio Brasil

Foi publicada a regulamentação com as novas regras do consignado do Auxílio Brasil em 8 de fevereiro. A partir do dia 9 do mesmo mês, todos os pedidos de crédito dentro dessa modalidade são oferecidos já com as novas regras. Para quem contratou o empréstimo antes dessa regulamentação, nada muda.

O ministério do Desenvolvimento Social criou mudanças como:

Taxa de juros: máximo de 2,5% ao mês;
Número de parcelas: máximo de 6 cotas consecutivas;
Margem consignável: 5% do valor do benefício.

Como pedir o empréstimo consignado do Auxílio Brasil na Caixa Econômica

A Caixa Econômica foi o principal banco a oferecer o consignado do Auxílio Brasil, embora outras 11 instituições estivessem habilitadas. Para se ter uma ideia, houveram 206 milhões de acessos no app para empréstimos em 10 dias. Em um dia, foram pelo menos R$ 112 milhões em créditos liberados.

No entanto, desde que o governo federal anunciou as mudanças para o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, a Caixa Econômica não anunciou quando vai voltar a oferecer o produto. Isso significa que até o momento o crédito está temporariamente inativo no banco.

Seguindo as regras atualizadas, o banco informou que “[os novos critérios] estão em análise e serão incluídos nos estudos em andamento”. Mas, por hora, não informou quando o crédito deve começar a valer.

Onde contratar o consignado do Auxílio Brasil?

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, comemorou as mudanças no consignado do Auxílio Brasil. Para ele, o pagamento do benefício é uma “proteção emergencial” por isso não pode ser reduzido em até 40%. Quem quiser contratar o produto nas normas regras deve procurar instituições habilitadas, como:

Caixa Econômica Federal;
Banco Agibank S/A;
Banco Crefisa S/A;
Banco Daycoval S/A;
Banco Pan S/A;
Banco Safra S/A;
Capital Consig Sociedade de Crédito Direto S/A;
Facta Financeira S/A Crédito, Financiamento e Investimento;
Pintos S/A Créditos;
QI Sociedade de Crédito Direto S/A;
Valor Sociedade de Crédito Direto S/A;
Zema Crédito, Financiamento e Investimento S/A.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads