Pernambuco

Empresário que construiu “muro” em terreno, na beira da praia de Maracaípe, afirma que quer preservar o meio ambiente; Ibama contesta

O advogado e empresário, João Fragoso, construiu um muro com troncos de coqueiros em um terreno de 10 hectares na praia do Pontal de Maracaípe, em Ipojuca, no Litoral Sul de Pernambuco.

Em entrevista à TV Globo, Fragoso disse que fez a construção para preservar a área do seu terreno, bem como o meio ambiente. “Eu não tenho projeto nenhum para lá, a não ser preservar o meio ambiente. Por conta da quantidade de lixo, de gente defecando no mangue, deixando camisinha, deixando resíduos de cerveja, cortando mangue para fazer churrasco. Então, eu quis parar isso“, comentou o empresário..

De acordo com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o muro pode estar contribuindo para o assoreamento, ao contrário do que os proprietários do terreno alegavam. Ainda segundo o órgão, a estrutura possui o do tamanho permitido, causando danos à vegetação e ainda bloqueou o acesso de tartarugas aos pontos de reprodução.

A estrutura foi feita em 2022, sob o argumento de conter o avanço do mar na região. A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que havia autorizado a construção em 2022, determinou a retirada da estrutura no final de maio de 2024. Todavia, uma decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) proibiu a derrubada, ao alegar que o órgão não esclareceu como o proprietário havia descumprido a legislação

Muro com troncos de coqueiros em um terreno de 10 hectares na praia do Pontal de Maracaípe, em Ipojuca,

Fragoso disse que o terreno foi comprado pelo pai dele, Marcílio Fragoso de Medeiros, na década de 1970. “Ela (a área) tinha o dobro ou o triplo do tamanho dela. Por conta de obras que foram feitas no lado direito, ela veio a diminuir”, contou. “O objetivo é assegurar a área que nós tínhamos. Para que não seja mais diminuída”, afirmou.

Futuro do muro

Ao ser perguntado a respeito de qual atitude deve tomar em relação ao muro, o empresário defendeu a criação de um grupo de trabalho para discutir de maneira técnica a questão e buscar uma solução para a disputa.

“Nós temos que definir se o muro é benéfico ou maléfico. Se ele é benéfico, sobre que ponto. E se ele é maléfico, sobre que ponto. Eu acho que tem que distensionar essa questão. Esse negócio de arroubo, de dizer que vem e derruba, quebra, isso e aquilo, não cabe mais hoje”, declarou.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

‘Universidades com nota baixa no Enamed não terão FIES’, diz ministro da Educação

O ministro da Educação Camilo Santana afirmou nesta quarta-feira (4) que universidades avaliadas com notas 1…

6 horas ago

Chacina de Poção: acusados de matar conselheiros tutelares são julgados

Começou nesta quarta (4), na 4ª Vara do Tribunal do Júri do Recife, no Fórum…

13 horas ago

Proposta indecente? Magnata oferece R$ 16 milhões para funcionária deixar o marido; ex dela busca idenização de US$ 5 milhões após separação

O executivo imobiliário Tamir Poleg, CEO de uma empresa de corretagem imobiliária, é acusado em…

18 horas ago

Anvisa suspende venda de leite condensado e suplementos por irregularidades graves; saiba quais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou que o leite condensado da marca La…

20 horas ago

Detran de Pernambuco avalia fim da obrigatoriedade da manobra de baliza para tirar CNH

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) informou, por meio de nota divulgada nesta…

20 horas ago

Horóscopo do dia: veja as previsões para seu signo hoje (quarta-feira, 04/02)

Quarta-feira, 04 de fevereiro, mantém e aprofunda a energia astrológica que mescla o pensamento inovador e…

20 horas ago

This website uses cookies.