Brasil

Empresa anuncia recall de petiscos após morte de quase 50 cachorros

 

A Bassar Pet Food informou, em nota, que todos os seus produtos passarão a ser recolhidos após contaminação com etilenoglicol

A Bassar Pet Food, fabricante dos petiscos com suspeita de contaminação que, segundo apuração policial, podem ter provocado a morte de cachorros em pelo menos nove estados e no Distrito Federal, anunciou o recolhimento de todos os seus produtos junto a seus consumidores, que devem entregar os itens nos pontos de venda onde foram comprados.

Em nota, a empresa diz que já vinha recolhendo todas as suas linhas do varejo nacional e havia interrompido sua produção na semana passada, após os primeiros casos. A fábrica foi interditada pelo Ministério da Agricultura.

Segundo a fabricante, a nova medida foi tomada após a notícia, nesta quarta (7), de que o ministério investiga a suspeita de contaminação de uma matéria-prima fornecida por outra empresa para a produção dos alimentos.

“Por isso, a empresa está realizando um recall de todos os seus produtos junto a seus consumidores, solicitando que entreguem no local de venda os itens que já tenham adquirido anteriormente”, anunciou.

A companhia também diz que retém, de modo preventivo, todos os produtos produzidos em sua planta fabril até que os laudos definitivos sejam concluídos.

A suspeita do ministério é de que os cães tenham sido contaminados por monoetilenoglicol, que foi detectado em exames preliminares de ao menos dois animais mortos. A substância, usada para refrigeração, é da mesma família do dietilenoglicol, apontado como causa da morte de dez consumidores da cerveja Belorizontina, da marca mineira Backer, entre 2019 e 2020.

A Bassar afirma não utilizar esse insumo na produção de seus petiscos. Mas o Ministério da Agricultura apura se o monoetilenoglicol pode ter contaminado outro ingrediente, esse sim reconhecido pela fabricante dos alimentos como parte de sua produção: o propilenoglicol.

Em razão dessa suspeita, a pasta determinou a suspensão imediata do uso de dois lotes da matéria-prima propilenoglicol, adquiridos pela Bassar da empresa Tecno Clean Industrial LTDA.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Governo Trump retira Alexandre de Moraes e esposa da lista de sanções da Lei Magnitsky

O governo Donald Trump retirou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal),…

11 horas ago

Assessora de Arthur Lira é alvo de operação da PF contra desvio de emendas parlamentares

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12), em Brasília, a Operação Transparência, que apura suspeitas…

18 horas ago

Programa Celular Seguro é liberado para aparelhos sem o app instalado

O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto, anunciou…

19 horas ago

Mãe e padrasto presos guardavam em celulares vídeos dos abusos cometidos contra a filha de 3 anos; diz polícia

De acordo com o boletim de ocorrência, as imagens de atos libidinosos encontradas nos telefones…

19 horas ago

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 3

A Caixa Econômica Federal paga nessa sexta-feira (12) a parcela de dezembro do novo Bolsa…

20 horas ago

Apelidada de “Tremembé de Brasília”:STF avalia transferência de Bolsonaro para Papudinha

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser transferido para o 19º Batalhão da Polícia Militar, apelidado de…

20 horas ago

This website uses cookies.