João Campos (PSB) foi oficialmente empossado como prefeito do Recife nesta quarta-feira, 1º de janeiro, para seu segundo mandato consecutivo. Reeleito com expressivos 725.721 votos (78,12%), Campos se consolida como uma das lideranças políticas mais jovens e influentes do estado. Ele terá como vice-prefeito Victor Marques (PCdoB), que também assumirá a Secretaria de Infraestrutura.
A cerimônia de posse foi realizada às 15h na Câmara Municipal do Recife. O evento contou com a presença de autoridades, lideranças nacionais do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e representantes de diversos setores da sociedade civil.
A prefeita ou o prefeito empossado é o chefe do Poder Executivo municipal, portanto, responsável pela gestão do município. O mandato de prefeito dura quatro anos, com possibilidade de uma reeleição por mais quatro.
Nesse período, os ocupantes dos cargos devem gerenciar os recursos financeiros do município (arrecadar, administrar e aplicar os impostos da melhor forma); planejar e realizar melhorias locais, desenvolver as funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes; intermediar politicamente junto a outras esferas do poder, sempre com o intuito de beneficiar a população local, entre outras funções que promovam o desenvolvimento local.