O presidente Lula (PT) inaugurou, nesta quinta-feira (4), a nova fábrica de Fator VIII Recombinante da Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás). Segundo a empresa, a nova fábrica tem capacidade para produzir, por ano, 1,2 bilhão de unidades internacionais (UIs) de medicamentos para hemofilia tipo A.
A unidade, que fica em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, faz parte do complexo industrial da estatal, que está sendo construída há 14 anos e só deve ser concluída em 2025. A obra já foi alvo de investigação e chegou a ser paralisada em 2016.
O presidente cumpre agenda em Pernambuco desde a manhã desta quinta. Primeiro, ele participou da inauguração de uma estação elevatória da Adutora do Agreste, em Arcoverde, no Sertão do estado. À noite, após a cerimônia em Goiana, Lula segue para o Recife, onde sanciona a lei que cria o Sistema Nacional de Cultura (SNC).
Ao inaugurar a fábrica, Lula lembrou do sociólogo Herbert José de Sousa, conhecido como Betinho, e o irmão dele, o cartunista e jornalista Henrique de Souza Filho, o Henfil. Eles eram hemofílicos e ambos morreram por complicações causadas pela Aids, após contraírem HIV por meio de transfusões de sangue para tratar a hemofilia.
“Em meio à luta por um país melhor, Betinho e Henfil também travaram uma dura batalha contra as consequências e complicações da hemofilia. Era um tempo em que as pessoas com hemofilia sofriam com a falta de tratamento profilático, constantes internações e transfusões de sangue. Uma época em que não tínhamos ainda o rigor de hoje na coleta e destinação das doações de sangue. Perdemos vidas precocemente por não termos tratamento adequado aos portadores de hemofilia”, afirmou o presidente.
Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 15 mil pessoas em todo o país fazem tratamento para hemofilia A, doença que afeta a coagulação sanguínea.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre…
Uma enfermeira identificada como Ana Beatriz Cavalcante (foto em destaque), de 29 anos, foi assassinada com um tiro…
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes agradeceu ao presidente Lula (PT) pelo empenho para o fim das…
O governo Donald Trump retirou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal),…
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12), em Brasília, a Operação Transparência, que apura suspeitas…
O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto, anunciou…
This website uses cookies.