Pernambuco

Em estado de greve, auxiliares e técnicos de enfermagem de Pernambuco fazem ato no Recife

Profissionais da enfermagem fazem mobilização na manhã desta quinta-feira (29) em frente ao Hospital da Restauração, no bairro do Derby, na área central do Recife. A partir de hoje, auxiliares e técnicos de enfermagem de Pernambuco entram em estado de greve, por tempo indeterminado.

ato e a paralisação integram a mobilização nacional que busca garantir o pagamento do piso da categoria. O objetivo é chamar a atenção das autoridades, sobretudo do Supremo Tribunal Federal (STF), que tem até esta sexta-feira (30) para finalizar a análise da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 7222, que questiona o piso da enfermagem.

Além disso, a mobilização também busca pressionar o Governo Federal para distribuir os recursos e garantir o pagamento do piso.

“Profissionais da enfermagem vêm buscando desde 2020 o piso salarial nacional. Já é lei. Existem duas emendas constitucionais, mas não recebemos ainda esse piso. Nós estamos aqui paralisando nossos trabalhos, nossas funções, para que esse dinheiro chegue ao bolso do trabalhador. Enfrentamos pandemia, enfrentamos inimigos invisíveis, e não fomos reconhecidos. Palmas não pagam nossas contas, queremos nosso piso no bolso. E esse movimento aqui em Pernambuco é em adesão à convocatória nacional”, comentou o presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Satenpe), Francis Herbert.

Com a paralisação das atividades laborais, a orientação é que o efetivo nos postos de saúde, ambulatórios, caps e policlínicas fique parado de forma integral. Enquanto nos setores de média e alta complexidade (hospitais, clínicas, caps e policlínicas que funcionam 24h), além de urgência e emergência, SAMU, UTI, bloco cirúrgico e CME, preste atendimento apenas 50% do efetivo.

Presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Pernambuco (Seepe), Ludmila Outtes detalhou as reivindicações pleiteadas pela categoria.

“São duas vertentes relacionadas ao piso salarial da categoria. Uma é com relação ao julgamento que está acontecendo no STF, que eles estão tentando transformar o piso no teto salarial da categoria, e isso a gente não aceita: a modificação da lei. E a outra é com relação ao governo federal. O repasse que o Ministério da Saúde ficou de fazer aos estados e municípios e até agora não foi feito”, disse.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Corpo de jovem pernambucana desaparecida é encontrado em matagal de Teresina; suspeito é preso

Um corpo foi encontrado em uma área de mata na Estrada da Alegria, Zona Sul…

9 horas ago

Morte de criança após adrenalina: testemunhas afirmam que médica tentou adulterar prontuário para omitir erro após morte, diz delegado

Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…

17 horas ago

Miss Bumbum denuncia ataques nas redes por causa do corpo: ‘Me chamam de burra’

Miss Bumbum 2025, Kerolay Chaves afirma que o julgamento sobre sua inteligência se tornou parte…

17 horas ago

Virginia mostra panetone de luxo de R$ 6 mil comprado para irmão de Vini Jr

A influenciadora Virginia mostrou ter encomendado um panetone de luxo para o aniversário do irmão de Vini Jr nesta…

18 horas ago

Quem era o padre,de 38 anos, que sumiu e foi achado morto na Casa Paroquial

O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…

18 horas ago

Soldado confessa ter matado cabo do Exército e incendiado quartel

O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…

18 horas ago

This website uses cookies.