“Devemos aceitar os resultados” das eleições americanas, afirmou, nesta quarta-feira (6), a vice-presidente democrata, Kamala Harris, a seus apoiadores, ao reconhecer sua derrota para o ex-presidente republicano Donald Trump.
“Hoje mais cedo conversei com o presidente eleito Trump e o parabenizei pela vitória”, disse na Universidade Howard, em Washington. “Também disse a ele que ajudaremos a ele e sua equipe com a transição e que participaremos de uma transferência pacífica de poder”.
Kamala se tornou a candidata do Partido Democrata à Casa Branca após o presidente Joe Biden desistir de concorrer à eleição. Ela teve pouco mais de três meses para montar a campanha e percorrer o país.
“Em 107 dias de campanha, nós fomos absolutamente precisos na criação de uma comunidade, unindo as pessoas pelo amor ao nosso país”, disse a democrata.
Pesquisas indicavam que a candidata teve um bom momento entre agosto e setembro, quando conseguiu abrir uma vantagem significativa contra Trump nas intenções de voto.
No entanto, nas últimas semanas, Kamala viu o republicano aproximar-se e ultrapassá-la em estados considerados decisivos.
Um dos pilares da campanha da democrata foi a defesa dos direitos reprodutivos das mulheres. Kamala prometeu enviar uma lei ao Congresso para restaurar o direito ao aborto em todo o país.