Carreiras Empregos

Em 12 meses, desemprego cai e renda do trabalhador aumenta no Brasil

IBGE mostra que taxa de desocupação foi de 8,4% para 7,6% e rendimento cresceu 1,6% no trimestre e 3,8% no ano. Massa salarial foi recorde.

Em | Da Redação

Atualizado em

Em 12 meses, desemprego cai e renda do trabalhador aumenta no Brasil

A taxa de desemprego do Brasil no trimestre encerrado em janeiro de 2024 ficou em 7,6%, o mesmo patamar observado no trimestre entre agosto a outubro de 2023 (7,6%). Ela, contudo, apresentou queda de 0,7 ponto percentual frente ao mesmo período do ano passado, quando o indicador atingiu 8,4%.

É isso o que mostram dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua). O documento foi divulgado nesta quinta-feira (29/2) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

As informações do IBGE indicam que 8,3 milhões de brasileiros estavam em busca de trabalho no trimestre encerrado em janeiro, um contingente estável na análise trimestral. Na comparação anual, porém, houve recuo de 7,8%, o correspondente a menos 703 mil pessoas nessa condição.

O total de brasileiros ocupados chegou a 100,6 milhões de trabalhadores. O número avançou principalmente pela abertura de vagas nos setores de logística, TI e locação de mão de obra. Ele cresceu 0,4%, o equivalente a mais 387 mil pessoas, no trimestre até janeiro e 2,0%, ou seja, mais 1,957 milhão de pessoas, no ano.

O nível da ocupação, que representa o percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar, foi a 57,3%, sem variação significativa frente ao trimestre anterior (57,2%) e aumento de 0,6 ponto percentual em relação ao mesmo trimestre móvel de 2023 (56,7%).

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads