Mais de 30 milhões de eleitores de 51 municípios do Brasil vão às urnas neste domingo, 27, para escolher quem ocupará o cargo de prefeito e vice-prefeito de suas cidades entre 2025 e 2028. O segundo turno é realizado em localidades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato não teve mais da metade dos votos no último dia 6 de outubro.
Dos 51 municípios, 15 são capitais, como Fortaleza, Belo Horizonte, Porto Alegre e São Paulo. Em Pernambuco duas cidades tem segundo turno Olinda e Paulista. O Estado de São Paulo tem o maior número de cidades com votação neste segundo turno, com 18 municípios.
O horário de votação será das 8h às 17h (horário de Brasília). Os municípios em regiões com fusos horários diferentes devem seguir o horário unificado para todo o País. Neste segundo turno, apenas Campo Grande (MS) e Cuiabá (MT) abrangem outro fuso, e a votação vai das 7h às 16h (horário local). Se houver filas, o mesário entregará senhas, começando pelo último, para que todos presentes na seção eleitoral possam votar.
O voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos, os maiores de 70 e os jovens de 16 e 17 anos.