Pernambuco Política

Eleições 2022: Teresa Leitão do PT é eleita senadora por Pernambuco

Em | Da Redação

Atualizado em

Eleições 2022: Teresa Leitão do PT é eleita senadora por Pernambuco
(Foto: Reprodução)

Teresa Leitão (PT) foi eleita senadora da República por Pernambuco. Ela assumirá a cadeira de Fernando Bezerra Coelho (MDB), que não disputou a reeleição.

O ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL), candidato do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Senado Federal no estado, ficou em segundo lugar. Como só havia uma vaga em disputa para a Casa Alta, Gilson Machado não foi eleito.

Eleições 2022

Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito define os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputados federais e estaduais (no DF, distrital).

No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.

A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos e vale para o cargo de presidente e governador. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.

Na modalidade simples ou relativa, que vale para a vaga de senador, o candidato que alcança maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito.

Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda.

*As informações são do Metrópoles.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads