Entre as mudanças, as graduações de Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia deverão ser ofertadas exclusivamente no formato presencial
O ensino superior à distância no Brasil vai passar por mudanças. Nesta segunda-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que define novas regras para os cursos realizados pela internet. A medida foi elaborada pelo Ministério da Educação (MEC) e tem como objetivo garantir mais qualidade e controle na oferta das graduações EaD.
Veja abaixo as principais dúvidas respondidas:
Medicina, Direito, Odontologia, Enfermagem e Psicologia deverão ser oferecidos apenas de forma presencial. Outros cursos da área da saúde e licenciaturas ainda poderão ter parte das aulas online, mas no máximo 50% da carga horária.
Não. A partir de agora, todos os cursos deverão ter ao menos 20% de aulas presenciais ou síncronas (realizadas ao vivo pela internet), com provas aplicadas presencialmente.
Essa modalidade vai combinar aulas online com atividades presenciais obrigatórias, como estágios, extensão e práticas em laboratório.
Sim. Os polos, que são locais usados para dar suporte aos alunos fora da sede da universidade, precisarão ter estrutura mínima exigida: internet, espaço para estudos, suporte acadêmico e, quando necessário, laboratórios. Um mesmo polo não poderá atender mais de uma instituição.
As mudanças não serão imediatas. O MEC prevê um período de até dois anos para que as instituições se adaptem.
Quem já começou o curso na modalidade à distância poderá concluir normalmente. As novas regras não valem para alunos já matriculados.
Cada disciplina deverá ter pelo menos uma avaliação presencial, que terá o maior peso na nota final e deve avaliar a compreensão prática e crítica do conteúdo.
São aulas online ao vivo, em tempo real, com participação de professores e estudantes. Elas devem ter limite de até 70 alunos por educador e exigem controle de presença.
Esses profissionais vão apoiar os alunos durante o curso. Precisam ter formação na área do curso em que atuam, ser contratados pela instituição e registrados oficialmente no sistema do MEC.
Os tutores cuidarão apenas de questões administrativas e não poderão dar aulas nem participar das atividades síncronas.
Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do Fundo de Garantia do Tempo…
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…
Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…
O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…
A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…
A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…
This website uses cookies.