O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou a suspensão da rede social X, após determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Em publicação no Instagram, neste sábado (31/8), o ex-presidente classificou o bloqueio como um “duro golpe à liberdade”, que trará “consequências nefastas” aos brasileiros.
“Esta situação, precipitada pelo desejo inexplicável de alguns membros do governo e do Judiciário de controlar o debate público e silenciar vozes dissidentes, não só afeta nossa liberdade de expressão, mas também mina a confiança de empresas internacionais em operar em solo brasileiro”, opinou Bolsonaro.
O bloqueio ocorreu após a rede social desrespeitar uma série de decisões proferidas pelo STF, entre elas, a derrubada de perfis investigados por disseminar desinformação e ataques à democracia.
No dia 17 de agosto, o X, que pertence ao bilionário Elon Musk, comunicou o encerramento das atividades da rede social no Brasil. O empresário foi notificado a indicar um representante legal no país, exigência da legislação brasileira para a operação de companhias de tecnologia, mas a ordem foi desrespeitada.
Na sexta (30/8), o ministro Alexandre de Moraes, do STF, mandou suspender a rede social até que todas as decisões judiciais sejam cumpridas e as multas por descumprimento, pagas. Além disso, a empresa precisa indicar o representante legal para que o X volte a funcionar. A suspensão começou à 0h deste sábado (31/8) e acontece de forma gradual.