Mensagens encaminhadas via SMS, WhatsApp e e-mail sobre suspensão de CNH está fazendo vítimas no Brasil | - Divulgação Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Uma simples mensagem informando sobre uma suposta notificação extrajudicial sobre a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está tirando dados, dinheiro e fazendo vítimas ao redor do Brasil. Para evitar que novas pessoas caiam no golpe, os departamento estadual de Trânsito (Detrans) estão alertando a prática criminosa.
O golpe funciona da seguinte forma: golpistas enviam mensagens de texto, muitas vezes via SMS, WhatsApp ou até e-mail, se passando pelo Detran, afirmando que a CNH está com processo de suspensão ou cassação. As mensagens são acompanhadas de links que, quando acessados, direcionam a pessoa para sites falsos que simulam o sistema do Governo Federal, o gov.br, e apresentam formulários ou boletos que pedem dados pessoais dos usuários.
A prática pede informações pessoais e exibe supostas infrações cometidas e seus valores, com um campo com a opção “regularizar”.
Há casos registrados nos estados do Paraná, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina, Roraima, Pernambuco, Amazonas, Sergipe, Maranhão, Bahia, Acre, Rondônia, Ceará, Distrito Federal, Paraíba, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
O Detran alerta que não entra em contato com os usuários por SMS, e-mail ou ligação. Todas as notificações sobre processos são enviadas em correspondências identificadas pelos Correios e publicadas no Diário Oficial do Estado.
O órgão recomenda ainda que a população não clique em links suspeitos e enfatiza a possibilidade de consultar canais oficiais. Em caso de dúvida, os usuários podem acessar o site oficial do Detran do estado ou procurar atendimento presencial em qualquer unidade do departamento. Também é possível usar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito, que oferece acesso às informações do condutor e do veículo.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre…
Uma enfermeira identificada como Ana Beatriz Cavalcante (foto em destaque), de 29 anos, foi assassinada com um tiro…
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes agradeceu ao presidente Lula (PT) pelo empenho para o fim das…
O governo Donald Trump retirou o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal),…
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12), em Brasília, a Operação Transparência, que apura suspeitas…
O secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Manoel Carlos de Almeida Neto, anunciou…
This website uses cookies.