
Na manhã desta quarta-feira (19), as autoridades cumpriram três mandados de prisão e 19 de busca e apreensão nos desdobramentos da operação que resultou nas prisões do presidente da Câmara dos Vereadores de Ipojuca e do vice, no Grande Recife, nessa terça (18).
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público de Pernambuco (Gaeco/MPPE) e a Polícia Civil investigam uma organização criminosa suspeita de desvios milionários de emendas parlamentares impositivas do município. Viaturas estiveram na sede da Câmara Municipal nesta manhã.
A investigação começou em outubro de 2024 e identificou fraudes na destinação dos recursos para empresas envolvidas no esquema. O inquérito apura a prática dos crimes de corrupção passiva, peculato, lavagem de dinheiro e falsidade documental.
Também foram expedidos o bloqueio de ativos financeiros, sequestro de bens e suspensão do exercício de função pública dos suspeitos, todos expedidos pelo Juízo de Garantias.
Parlamentares
O presidente da Câmara dos Vereadores de Ipojuca, Flávio do Cartório (PSD), e o vice-presidente, Professor Eduardo (PSD), foram detidos, nessa terça (18), com uma alta quantia de dinheiro em espécie em um supermercado em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. Os dois parlamentares foram autuados pelo crime de lavagem de dinheiro e foram levados para prestar depoimento na Central de Plantões da Capital, em Campo Grande, na Zona Norte.

Flávio do Cartório (PSD) e Professor Eduardo (PSD), presidente e vice da Câmara, foram presos nessa terça-feira (18)








