Empregos

Desemprego cai para 6,9% em junho, com novo recorde de pessoas trabalhando

A taxa de desemprego caiu para 6,9% no trimestre encerrado em junho, em linha com o esperado pelos analistas. É a menor taxa para o período desde 2024. A população ocupada atingiu novo recorde, chegando a 101,8 milhões, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira.

O fortalecimento do mercado de trabalho e o aumento da renda tendem a impulsionar ainda mais o consumo, pressionando a inflação. Hoje, o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne para definir a nova Selic, que está em 10,5% ao ano.

Expectativa é que a taxa seja mantida no mesmo patamar. Mas o Copom vai estar de olho em como a melhora no mercado de trabalho pode influenciar o índice de preços.

O total de trabalhadores do país cresceu 1,6% (mais 1,6 milhão de pessoas) no trimestre e 3% (mais 2,9 milhões de pessoas) na comparação anual. Houve novo recorde de trabalhadores com carteira (38,4 milhões) e sem carteira (13,797 milhões). Também houve expansão de vagas do setor público.

“Observa-se a manutenção de resultados positivos e sucessivos. Esses recordes de população ocupada não foram impulsionados apenas nesse trimestre, mas são consequência do efeito cumulativo de uma melhoria do mercado de trabalho em geral nos últimos trimestres” destaca a coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, Adriana Beringuy.

A Pnad traz informações sobre trabalhadores formais e informais. A pesquisa é divulgada mensalmente, mas traz informações do trimestre. A coleta de dados é feita em regiões metropolitanas do país.

Outra pesquisa é a do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. Esta só traz informações sobre trabalho com carteira assinada, com base no que as empresas informam ao ministério.

Divulgado nesta terça-feira, o Caged apontou que o mercado formal de trabalho registrou uma abertura de 1,3 milhão de empregos no primeiro semestre deste ano, o saldo positivo entre admissões e demissões.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Bolsonaro confirma pré-candidatura de Flávio em carta escrita na prisão:‘‘defender aquilo que acredito ser o melhor para o nosso Brasil”

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) confirmou, em carta escrita à mão e divulgada por seus filhos nesta…

15 minutos ago

Prefeito, vice-prefeita e todos os 11 vereadores são presos por corrupção; desvio passa de R$ 56 milhões

No Maranhão, a Justiça mandou prender o prefeito, a vice e todos os 11 vereadores…

4 horas ago

Em pronunciamento de Natal, Lula cita desafios do tarifaço e autonomia da PF, e comemora isenção do IR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu seu pronunciamento de Natal, que foi ao ar na…

4 horas ago

Decreto oficializa reajuste do salário mínimo para R$ 1.621 a partir do dia 1º de janeiro

O Diário Oficial publicou nesta quarta-feira (24) o Decreto nº 12.797, assinado pelo presidente Luiz…

17 horas ago

Golpe do Pix de Natal: Como identificar a tabela falsa do Pix no Instagram

O golpe do Pix de Natal é uma modalidade de estelionato digital que ganha tração…

1 dia ago

Raquel Lyra nomeia 300 policiais penais para integrar a segurança do sistema prisional

O Governo de Pernambuco nomeou 300 novos policiais penais para integrar a segurança do sistema…

1 dia ago

This website uses cookies.