
A partir desta sexta-feira (30) aposentados e pensionistas do INSS que identificaram descontos associativos não autorizados em seus benefícios poderão buscar atendimento presencial em 4.730 agências dos Correios espalhadas por todo o Brasil.
A medida, resultado de uma parceria entre a Previdência Social e os Correios, busca oferecer um acolhimento mais humanizado para quem enfrenta dificuldades com canais digitais. Nas agências, os segurados poderão:
Consultar se houve desconto não autorizado;
Solicitar contestação de cobranças;
Confirmar autorizações previamente dadas;
Acompanhar o resultado da contestação;
Avaliar e contestar documentos apresentados por associações;
Receber orientações impressas sobre como acessar os canais digitais.
Para ser atendido, basta apresentar um documento oficial com foto. Não é necessário levar extrato bancário, comprovante de inscrição ou contracheque. Caso o beneficiário esteja impossibilitado de comparecer, um representante legal poderá ser atendido mediante procuração autenticada — mas com acesso limitado apenas à consulta de informações.
O atendimento será gratuito, com prioridade para aposentados e pensionistas, e haverá filas preferenciais e guichês exclusivos em muitas unidades. A plataforma utilizada pelos Correios é independente da base de dados do INSS, garantindo a segurança das informações dos beneficiários.
Para encontrar a agência mais próxima, é possível consultar:
Site dos Correios
Central 135
Link disponibilizado no portal do INSS

Para solicitar o ressacimento do INSS basta ir até uma agência ou site do Governo | Bnews – Divulgação Agência Brasil