Brasil

Deputados se alinham ao governo Lula e aprovam ‘Lei da Reciprocidade’ após anúncio de tarifaço de Trump

Câmara aprova 'Lei da Reciprocidade' após anúncio de tarifaço de Trump

Em | Da Redação

Atualizado em

Deputados se alinham ao governo Lula e aprovam ‘Lei da Reciprocidade’ após anúncio de tarifaço de Trump
Projeto passou no Senado na quarta-feira (1°) e conta com apoio de ruralistas e governistas; PL desistiu de obstruir a pauta

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (2), o PL (projeto de lei) que impõe a reciprocidade de regras ambiental e comercial nas relações do Brasil com outros países. A votação ocorre após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar tarifaço que atinge produtos brasileiros.

O projeto teve uma tramitação acelerada no Congresso Nacional, com apoio de ruralistas e governistas. Na Câmara, a votação foi simbólica.

Trump anunciou que vai impor uma tarifa de 10% sobre produtos comprados de outros países, inclusive do Brasil. Em cerimônia na Casa Branca, o republicano disse que o objetivo é trazer empregos e fábricas de volta ao país.

reação brasileira ao movimento do presidente americano representa um momento raro em Brasília, no qual os parlamentares ruralistas, que representam a maior bancada do Congresso, se alinharam ao governo Luiz Inácio Lula da Silva para impor uma resposta à taxação generalizada promovida por Trump aos produtos brasileiros.

O projeto de lei original, de autoria do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA), tinha como proposta ser uma resposta à crescente imposição de barreiras ambientais unilaterais pela União Europeia, como a “lei antidesmatamento” que tem previsão de entrar em vigor a partir de 31 de dezembro deste ano.

Deixe sua opinião