Deputado articula apoio na Câmara para revogar norma do Contran que flexibiliza formação de novos condutores e reduz carga horária prática para apenas 2 horas.
Em meio a um cenário de mudanças profundas nas regras de formação de condutores no Brasil, a disputa pelo futuro das autoescolas reacende debates antigos sobre segurança viária, regulação estatal e o alcance do poder administrativo. Enquanto órgãos federais defendem a modernização do processo para obtenção da CNH, parlamentares da oposição enxergam riscos imediatos à formação de motoristas e à própria ordem constitucional. No centro desse embate está a resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), aprovada no início de dezembro, que flexibiliza de maneira inédita o processo de habilitação no país.
Capitaneados pelo bolsonarista Coronel Meira (PL-PE), um grupo de deputados tenta agora revogar a decisão do Contran que eliminou a obrigatoriedade de aulas em autoescolas para quem pretende tirar a Carteira Nacional de Habilitação. O Projeto de Decreto Legislativo, já protocolado na Câmara, ganhou o endosso de Delegado Caveira (PL-PA), Gilson Daniel (Podemos-ES), Zé Adriano (PP-AC) e Fausto Pinato (PP-SP), reforçando a ofensiva parlamentar.
Segundo Meira, vice-líder da oposição, o governo federal “ignora o papel essencial das autoescolas”, que, na visão dele, contribuem historicamente para a redução de acidentes. Para o deputado, a desregulamentação aprovada pelo Contran “pode agravar o quadro de mortes anuais ao permitir uma formação superficial”, além de gerar prejuízos econômicos ao setor, responsável por cerca de 200 mil empregos.
Ele argumenta que a resolução incorre em “manifesta ilegalidade” e extrapola o poder regulamentar, afetando contratos, gerando possíveis devoluções de valores e desequilíbrios em acordos firmados com autoescolas. Meira afirma ainda que a mudança compromete a segurança viária e viola princípios constitucionais como o direito adquirido e a irretroatividade das leis.
O ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), afirmou que as novas regras para obtenção da Carteira…
A virada de ano sempre traz mudanças na concessão de aposentadorias, desde que a Reforma…
Morreu neste domingo, 7, em um acidente de carro em São Paulo, o cantor Mauri…
As incrições para o novo concurso público da Caixa Econômica Federal, voltado para cargos de carreira…
Um corpo foi encontrado em uma área de mata na Estrada da Alegria, Zona Sul…
Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…
This website uses cookies.