Brasil

Deputado federal Ricardo Salles vira réu em ação de contrabando florestal; saiba detalhes

Nesta quinta-feira (4), o Supremo Tribunal Federal (STF) aceitou uma manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o deputado federal Ricardo Salles (Novo-SP), solicitando que o político se torne réu em uma ação envolvendo contrabando florestal.

O caso de contrabando teria ocorrido enquanto Salles ainda era ministro do Meio Ambiente durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). Alexandre de Moraes assinou a decisão de tornar Ricardo réu na ação, após o caso surgir em uma denúncia dos ex-deputados federais Joenia Wapichana (Rede-RR) e Alessandro Molon (PSB-RJ).

Em entrevista à CNN, Ricardo Salles declarou que “não há nada de novo”, e que o processo “já estava em andamento na primeira instância” judicial.

De acordo com a investigação realizada pela Polícia Federal, servidores do Ministério do Meio Ambiente indicados por Salles estariam atuando para  “interesses ilegítimos” de empresas madeireiras na cidade de Altamira, no Pará.

“A Polícia Federal representou, ainda, pelo deferimento de inúmeras diligências criminais em face de diversos agentes públicos e pessoas jurídicas, em tese envolvidos em grave esquema de facilitação ao contrabando de produtos florestais”, dizia o documento da ação.

Uma reunião sobre o caso teria ocorrido em abril de 2020, mas a ação foi arquivada no mesmo ano e desarquivada um ano após por Alexandre de Moraes.

Vale ressaltar que em junho de 2021 Ricardo Salles pediu demissão do Ministério do Meio Ambiente. Neste mesmo ano, a pasta foi alvo de investigações da Polícia Federal que ocasionou no afastamento de dez funcionários públicos do Ibama e do ministério.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

2 minutos ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

8 horas ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

8 horas ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

12 horas ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

12 horas ago

Morre menino de 13 anos atacado por tubarão em praia de Olinda

O adolescente de 13 anos que foi atacado por um tubarão na praia Del Chifre, em…

12 horas ago

This website uses cookies.