Deputada Julia Zanatta (PL) propôs vetar vacina obrigatória e permitir recusa com atestado; projeto criminaliza a chamada “coação vacinal”
A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC) apresentou dois projetos de lei que buscam desobrigar a vacinação de crianças e proibir, de forma ampla, a imposição de vacinas em todo o território nacional, inclusive em contextos de pandemia ou calamidade pública. As informações são do site Metrópoles
No PL 2641/2025, a deputada propõe que “toda vacinação somente poderá ser realizada mediante consentimento expresso, livre e esclarecido do indivíduo ou de seu representante legal”.
A medida se aplica a todas as faixas etárias e veta exigência de comprovação vacinal para matrícula em escolas, acesso a serviços públicos, participação em concursos ou emissão de documentos como passaporte e CNH.
A proposta também busca incluir no Código Penal o crime de “coação vacinal”, com pena de reclusão de 2 a 4 anos. Conforme o texto, haverá agravante se o autor for servidor público ou se o ato ocorrer em instituições de ensino ou saúde. O projeto define como coação não apenas a ameaça direta, mas também medidas indiretas como restrições de acesso a serviços e benefícios.
Já o PL 2643/2025 permite que pais ou responsáveis deixem de vacinar crianças, desde que apresentem atestado médico com contraindicação ao imunizante, emitido por profissional com especialidade pertinente ao caso clínico.
A deputada afirma que submeter uma criança com contraindicação à vacina representaria “violação ao direito individual à saúde”.
Um soldado da Polícia Militar chamado Welinton Miguel dos Santos, de 34 anos, instalou um…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 46% das intenções de voto…
O senador Sérgio Moro (União Brasil-PR) afirmou nesta terça-feira (16), em entrevista ao SBT News,…
Criminosos têm utilizado informações públicas de processos judiciais para aplicar o "golpe do falso advogado"…
Mesmo após o pedido de desculpas de Zezé à família Abravanel, o SBT manteve a…
O Brasil deve se tornar, em 2025, o maior produtor de carne bovina do mundo, ultrapassando…
This website uses cookies.