Brasil

Defesa Civil Nacional promove reunião de preparação para o período chuvoso no Nordeste

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) promoveu, nesta quinta-feira (1), uma reunião técnica de preparação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) para o período chuvoso no Nordeste do País, previsto para ocorrer de junho a agosto. O encontro virtual teve como foco os prognósticos meteorológicos e geo-hidrológicos para a região.

A reunião alinhou a estratégia de ação conjunta no enfrentamento a possíveis desastres, além de qualificar informações em relação aos riscos, para que estados e municípios possam comunicar e atender a população de forma coordenada.

“Nós comunicamos os órgãos do Governo Federal que têm atuação em casos de desastres para que eles possam se preparar, se for necessário. A reunião é importante, porque a gente consegue enxergar quais são as atuações dos diversos órgãos”, destacou coordenador-geral de Gerenciamento de Riscos do Centro Nacional de Riscos e Desastres (Cenad), Leno Queiroz. “Conseguimos fazer com que eles atuem de forma conjunta, para que possamos atingir os objetivos, que é atender melhor a população”, completou.

As previsões foram apresentadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Os acumulados de chuva podem ultrapassar, na segunda semana de junho, 80 milímetros em áreas do litoral da costa leste do Nordeste, de acordo com o Inmet.

Recomendações

É importante que a população esteja cadastrada no sistema de alertas da Defesa Civil Nacional, por meio do SMS. Para receber as informações em seu celular, o usuário deve enviar uma mensagem de texto para o número 40199, indicando o CEP da sua residência.

Não há limite de locais cadastrados e o serviço é totalmente gratuito para a população. A partir da previsão de desastre, a população receberá um aviso contendo informações de risco e orientações para a autoproteção.

O serviço de alertas também está disponível pelos aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram, além de busca no Google ou Google Maps e TV por assinatura.

Outra recomendação é ficar atento aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr ) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_ ).

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Toffoli manda PF enviar dados de celulares apreendidos e periciados no caso Master

O relator do caso do Banco Master que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli determinou, nesta quinta-feira…

8 horas ago

Anvisa proíbe venda de fórmula infantil Alfamino, da Nestlé, por excesso de selênio e iodo

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou o recolhimento de dez lotes da fórmula infantil…

9 horas ago

Tragédia: Secretário de Prefeitura atira contra os filhos e tira própria vida na sequência

O secretário de Governo da Prefeitura de Itumbiara, no sul do estado de Goiás, Thales Machado,…

14 horas ago

Consumo de café e chá pode reduzir risco de demência em 20%, aponta estudo

Pessoas que consomem diariamente café ou chá podem apresentar menor risco de desenvolver demência ao longo da vida, segundo…

15 horas ago

Musa desiste do carnaval após complicações por uso de caneta emagrecedora: ‘Nada disso vale a nossa saúde’

A influencer e sensitiva Izadora Morais, musa da Colorado do Brás, está fora do carnaval…

15 horas ago

Decreto muda regras do vale-refeição; entenda como ficou

O vale-alimentação e o vale-refeição, que fazem parte do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT),…

15 horas ago

This website uses cookies.