Brasil

Defesa Civil Nacional promove reunião de preparação para o período chuvoso no Nordeste

O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) promoveu, nesta quinta-feira (1), uma reunião técnica de preparação do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sinpdec) para o período chuvoso no Nordeste do País, previsto para ocorrer de junho a agosto. O encontro virtual teve como foco os prognósticos meteorológicos e geo-hidrológicos para a região.

A reunião alinhou a estratégia de ação conjunta no enfrentamento a possíveis desastres, além de qualificar informações em relação aos riscos, para que estados e municípios possam comunicar e atender a população de forma coordenada.

“Nós comunicamos os órgãos do Governo Federal que têm atuação em casos de desastres para que eles possam se preparar, se for necessário. A reunião é importante, porque a gente consegue enxergar quais são as atuações dos diversos órgãos”, destacou coordenador-geral de Gerenciamento de Riscos do Centro Nacional de Riscos e Desastres (Cenad), Leno Queiroz. “Conseguimos fazer com que eles atuem de forma conjunta, para que possamos atingir os objetivos, que é atender melhor a população”, completou.

As previsões foram apresentadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) e pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). Os acumulados de chuva podem ultrapassar, na segunda semana de junho, 80 milímetros em áreas do litoral da costa leste do Nordeste, de acordo com o Inmet.

Recomendações

É importante que a população esteja cadastrada no sistema de alertas da Defesa Civil Nacional, por meio do SMS. Para receber as informações em seu celular, o usuário deve enviar uma mensagem de texto para o número 40199, indicando o CEP da sua residência.

Não há limite de locais cadastrados e o serviço é totalmente gratuito para a população. A partir da previsão de desastre, a população receberá um aviso contendo informações de risco e orientações para a autoproteção.

O serviço de alertas também está disponível pelos aplicativos de mensagens WhatsApp e Telegram, além de busca no Google ou Google Maps e TV por assinatura.

Outra recomendação é ficar atento aos alertas publicados no Twitter da Defesa Civil Nacional (@defesacivilbr ) e do Instituto Nacional de Meteorologia (@inmet_ ).

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Malafaia detona escolha de Flávio à presidência por Bolsonaro: “faz a esquerda dar gargalhadas”

O pastor Silas Malafaia usou as redes sociais, na noite da última sexta-feira (5), para condenar…

4 horas ago

Datafolha: nova pesquisa mostra estabilidade na avaliação do governo e do presidente Lula

A nova pesquisa Datafolha mostra estabilidade na avaliação do governo Lula (PT) em relação a…

5 horas ago

Copa do Mundo 2026: Brasil enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia na primeira fase da Copa do Mundo; veja os 12 grupos

A Fifa sorteou nesta sexta-feira os 12 grupos da Copa do Mundo de 2026, em…

23 horas ago

Justiça prende 29 jogadores e dirigentes de gigantes do futebol envolvidos em esquema de apostas

A Justiça da Turquia ordenou, nesta sexta-feira (5), a prisão de 46 pessoas, entre elas…

1 dia ago

Polícia Marido de influenciadora é alvo de operação contra tráfico de drogas

Um grupo suspeito de distribuir drogas sintéticas em festas no Piauí foi alvo de uma…

1 dia ago

Concurso da Sesapi 2026: edital é publicado com 1 mil vagas e salários de até R$ 12 mil

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) abriu novo concurso que marca uma das maiores…

1 dia ago

This website uses cookies.