Decreto de tarifaço de Trump isenta mais de 650 produtos brasileiros; veja lista completa
Anexo do documento elenca uma série de categorias que escaparam da tarifa dos EUA
Um anexo do decreto publicado por Donald Trump oficializando o tarifaço contra o Brasil nesta quarta-feira (30/07) traz uma lista de quase 700 exceções. Alguns setores que demonstraram forte tensão nos últimos dias, como o dos produtos de suco de laranja e os siderúrgicos de Minas Gerais, foram poupados da tarifa.
Alimentos e Produtos Agrícolas
Castanha do Brasil com casca, fresca ou seca
Polpa de Laranja: A parte sólida e fibrosa da laranja, que sobra depois de extrair o suco.
Suco de Laranja, Congelado: Suco de laranja que foi congelado para conservação e transporte.
Suco de Laranja, Não Congelado, com Brix <20, Não Concentrado: Suco de laranja fresco, com um teor de açúcar (medido pelo Brix) abaixo de 20, e que não foi concentrado (ou seja, não teve parte da água removida).
Suco de Laranja, Não Congelado, com Brix <20, Outros: Outros tipos de suco de laranja fresco com as mesmas características de Brix e não concentrado, que não se encaixam na categoria anterior.
Minerais e Combustíveis Fósseis
Mica Bruta: Um mineral natural, normalmente usado como isolante em eletrônicos ou em cosméticos.
Minério de Ferro, Não Aglomerado: Minério de ferro em sua forma natural, solto, sem ter sido unido em pedaços maiores.
Minério de Ferro, Aglomerado: Minério de ferro que foi processado para formar pedaços maiores e mais uniformes (como pelotas), facilitando o manuseio e o uso em fornos.
Minérios e Concentrados de Estanho: Materiais brutos de onde o estanho é extraído e suas formas mais purificadas.
Carvão Antracito, Pulverizado ou Não, Mas Não Aglomerado: Um tipo de carvão de alta qualidade, pode estar em pó ou não, mas sem ser prensado em blocos.
Carvão Betuminoso, Pulverizado ou Não, Mas Não Aglomerado: Outro tipo de carvão, mais comum, também pode estar em pó ou não, mas sem ser aglomerado.
Carvão, Outro (que não Antracito ou Betuminoso), Pulverizado ou Não, Mas Não Aglomerado: Inclui outros tipos de carvão, como o sub-betuminoso, nas mesmas condições de pulverização e aglomeração.
Carvão, Briquetes, Ovoides e Combustíveis Sólidos Similares Feitos de Carvão: Carvão processado e moldado em formas específicas (como briquetes) para facilitar o uso como combustível.
Lignito (Excluindo Xisto Betuminoso), Pulverizado ou Não, Mas Não Aglomerado: Um carvão mais jovem e com menor teor de carbono, também pode estar em pó ou não, mas sem aglomeração.
Lignito (Excluindo Xisto Betuminoso), Aglomerado: Lignito que foi aglomerado em pedaços maiores.
Turfa (Incluindo Turfa para Camas), Pulverizada ou Não, Mas Não Aglomerada: Um material vegetal parcialmente decomposto, usado como combustível ou para jardinagem, pode estar solto ou não, mas sem aglomeração.
Coque e Semicoque de Carvão, Lignito ou Turfa, Aglomerado ou Não; Carvão de Retorta: Produtos resultantes do aquecimento de carvão, lignito ou turfa sem oxigênio, formando um combustível mais puro e denso.
Gás de Carvão, Gás de Água, Gás de Produtor e Gases Similares (Exceto Gases de Petróleo e Outros Hidrocarbonetos Gasosos): Gases combustíveis produzidos a partir do carvão ou processos similares, mas que não são derivados de petróleo.
Alcatrões (Incluindo Alcatrões Reconstituídos), Destilados de Carvão, Lignito ou Turfa, e Outros Alcatrões Minerais, Desidratados ou Parcialmente Destilados ou Não: Líquidos viscosos escuros obtidos da queima de carvão, lignito ou turfa, usados em diversas aplicações, como asfalto.
Derivados de Alcatrão de Carvão e Produtos Químicos Relacionados Benzeno, da Destilação de Alcatrão de Carvão de Alta Temperatura, ou Onde o Peso dos Constituintes Aromáticos Excede o dos Não Aromáticos: Um composto químico aromático importante, obtido do processamento do alcatrão de carvão. A “alta temperatura” indica um processo específico, e a proporção de “constituintes aromáticos” se refere à estrutura química.
Tolueno, da Destilação de Alcatrão de Carvão de Alta Temperatura, ou Onde o Peso dos Constituintes Aromáticos Excede o dos Não Aromáticos: Similar ao benzeno, mas um composto aromático ligeiramente diferente.
Xilenos, da Destilação de Alcatrão de Carvão de Alta Temperatura, ou Onde o Peso dos Constituintes Aromáticos Excede o dos Não Aromáticos: Outro grupo de compostos aromáticos derivados do alcatrão de carvão.
Naftaleno, da Destilação de Alcatrão de Carvão de Alta Temperatura, ou Onde o Peso dos Constituintes Aromáticos Excede o dos Não Aromáticos: Um composto aromático sólido, conhecido pelo cheiro de “naftalina”, também obtido do alcatrão de carvão.
Misturas de Hidrocarbonetos Aromáticos (da Destilação de Alcatrão de Carvão de Alta Temperatura, ou Produtos Similares Onde o Peso dos Constituintes Aromáticos Excede o dos Não Aromáticos), Diferentes de Benzeno, Tolueno, Xilenos e Naftaleno, Onde 65% ou Mais em Volume (Incluindo Perdas) Destila a 250°C pelo Método ISO 3405 (Equivalente ao Método ASTM D 86): Misturas complexas de outros compostos aromáticos derivados do alcatrão de carvão, com especificações sobre seu ponto de ebulição.
Óleos de Creosoto, da Destilação de Alcatrão de Carvão de Alta Temperatura ou Produtos Similares Onde o Peso dos Constituintes Aromáticos Excede o dos Não Aromáticos: Óleos usados como conservantes de madeira, obtidos do alcatrão de carvão.
Óleo Leve, da Destilação de Alcatrão de Carvão de Alta Temperatura ou Produtos Similares Onde o Peso dos Constituintes Aromáticos Excede o dos Não Aromáticos: Uma fração mais leve e volátil do alcatrão de carvão.
Picolinas, da Destilação de Alcatrão de Carvão de Alta Temperatura ou Produtos Similares Onde o Peso dos Constituintes Aromáticos Excede o dos Não Aromáticos: Um grupo de compostos nitrogenados aromáticos.
Carbazol, da Destilação de Alcatrão de Carvão de Alta Temperatura ou Produtos Similares Onde o Peso dos Constituintes Aromáticos Excede o dos Não Aromáticos, com Pureza de 65% ou Mais em Peso: Um composto aromático com nitrogênio, usado na indústria de corantes, com um alto grau de pureza.
Fenóis, da Destilação de Alcatrão de Carvão de Alta Temperatura ou Produtos Similares Onde o Peso dos Constituintes Aromáticos Excede o dos Não Aromáticos, Contendo Mais de 50% em Peso de Hidroxibenzeno: Compostos orgânicos com um grupo hidroxila (-OH) ligado a um anel aromático, usados em plásticos, resinas, etc.
Metacresol, Orto-cresol, Para-cresol e Meta-para-cresol, da Destilação de Alcatrão de Carvão de Alta Temperatura ou Produtos Similares Onde o Peso dos Constituintes Aromáticos Excede o dos Não Aromáticos, com Pureza de 75% ou Mais em Peso: Isômeros (compostos com a mesma fórmula, mas estrutura diferente) do cresol, usados em desinfetantes e resinas.
Fenóis, N.E.S.O.I. (Não Especificados ou Incluídos em Outros Locais): Outros tipos de fenóis que não foram listados especificamente.
Outros Produtos da Destilação de Alcatrão de Carvão de Alta Temperatura e Produtos Similares Onde o Peso dos Constituintes Aromáticos Excede o dos Não Aromáticos, N.E.S.O.I.: Uma categoria abrangente para outros subprodutos da destilação do alcatrão de carvão.
Piche, Obtido de Alcatrão de Carvão ou Outros Alcatrões Minerais: Um resíduo sólido ou semissólido escuro e pegajoso da destilação do alcatrão, usado em pavimentação e impermeabilização.
Coque de Piche, Obtido de Alcatrão de Carvão ou Outros Alcatrões Minerais: Um produto sólido de carbono de alta pureza, obtido do piche, usado em eletrodos e como combustível.
Petróleo e Derivados
Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos, Crus, com API Abaixo de 25 Graus: Petróleo bruto ou óleos brutos de xisto betuminoso, com uma densidade específica (medida pela escala API) indicando que são mais densos.
Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos, Crus, com API de 25 Graus ou Mais: Petróleo bruto ou óleos brutos de xisto betuminoso, com uma densidade específica indicando que são mais leves.
Combustível Leve para Motores de Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos (Exceto Crus) ou Preparações N.E.S.O.I. Contendo 70%+ em Peso de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos, Exceto Aqueles Contendo Biodiesel, e Exceto Óleos Residuais: Gasolina e outros combustíveis leves para motores, que não são petróleo bruto, com alto teor de derivados de petróleo.
Componentes de Mistura de Combustível Leve para Motores de Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos (Exceto Crus) ou Preparações N.E.S.O.I. Contendo 70%+ em Peso de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos, Exceto Aqueles Contendo Biodiesel, e Exceto Óleos Residuais: Componentes usados para misturar e produzir combustíveis leves para motores.
Naftas (Exceto Combustível para Motores ou Componentes de Mistura de Combustível para Motores) de Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos (Exceto Crus) ou Preparações N.E.S.O.I. Contendo 70%+ em Peso de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos, Exceto Aqueles Contendo Biodiesel, e Exceto Óleos Residuais: Um tipo de derivado de petróleo leve, usado como solvente ou matéria-prima química.
Outras Misturas Leves de Hidrocarbonetos N.E.S.O.I., Contendo Não Mais de 50% em Peso de Qualquer Composto de Hidrocarboneto Único, de Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos (Exceto Crus) ou Preparações N.E.S.O.I. Contendo 70%+ em Peso de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos, Exceto Aqueles Contendo Biodiesel, e Exceto Óleos Residuais: Outras misturas de hidrocarbonetos leves que não se encaixam nas categorias anteriores, com uma especificação sobre a proporção de cada composto.
Outros Óleos Leves e Preparações de Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos (Exceto Crus) ou Preparações N.E.S.O.I. Contendo 70%+ em Peso de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos, Exceto Aqueles Contendo Biodiesel, e Exceto Óleos Residuais: Uma categoria geral para outros óleos e preparações leves de petróleo.
Óleos Combustíveis Destilados e Residuais (Incluindo Óleos Combustíveis Misturados), com API Abaixo de 25 Graus, de Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos (Exceto Crus) ou Preparações N.E.S.O.I. Contendo 70%+ em Peso de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos, Exceto Aqueles Contendo Biodiesel, e Exceto Óleos Residuais: Diesel e óleos combustíveis pesados, com uma densidade maior, que não são petróleo bruto.
Óleos Combustíveis Destilados e Residuais (Incluindo Óleos Combustíveis Misturados), com API de 25 Graus ou Mais, de Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos (Exceto Crus) ou Preparações N.E.S.O.I. Contendo 70%+ em Peso de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos, Exceto Aqueles Contendo Biodiesel, e Exceto Óleos Residuais: Diesel e óleos combustíveis pesados, com uma densidade menor, que não são petróleo bruto.
Combustível de Aviação Tipo Querosene de Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos (Exceto Crus) ou Preparações N.E.S.O.I. Contendo 70%+ em Peso de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos, Exceto Aqueles Contendo Biodiesel, e Exceto Óleos Residuais: Querosene usado como combustível para aviões a jato.
Querosene para Motores (Exceto Combustível de Aviação Tipo Querosene) de Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos (Exceto Crus) ou Preparações N.E.S.O.I. Contendo 70%+ em Peso de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos, Exceto Aqueles Contendo Biodiesel, e Exceto Óleos Residuais: Querosene usado como combustível em outros tipos de motores.
Componentes de Mistura de Querosene para Motores (Exceto Combustível de Aviação Tipo Querosene) de Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos (Exceto Crus) ou Preparações N.E.S.O.I. Contendo 70%+ em Peso de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos, Exceto Aqueles Contendo Biodiesel, e Exceto Óleos Residuais: Componentes para misturar e produzir querosene para motores.
Querosene (Exceto Combustível de Aviação Tipo Querosene, Querosene para Motores e Componentes de Mistura de Querosene para Motores) de Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos (Exceto Crus) ou Preparações N.E.S.O.I. Contendo 70%+ em Peso de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos, Exceto Aqueles Contendo Biodiesel, e Exceto Óleos Residuais: Outros tipos de querosene que não se encaixam nas categorias anteriores.
Óleos Lubrificantes, com ou sem Aditivos, de Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos (Exceto Crus) ou Preparações N.E.S.O.I. Contendo 70%+ em Peso de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos, Exceto Aqueles Contendo Biodiesel, e Exceto Óleos Residuais: Óleos usados para reduzir o atrito em máquinas.
Graxas Lubrificantes, Contendo Não Mais de 10% em Peso de Sais de Ácidos Graxos de Origem Animal (Incluindo Animais Marinhos) ou Vegetal, de Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos (Exceto Crus) ou Preparações N.E.S.O.I. Contendo 70%+ em Peso de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos, Exceto Aqueles Contendo Biodiesel, e Exceto Óleos Residuais: Graxas lubrificantes com um teor limitado de componentes de origem animal ou vegetal.
Outras Graxas Lubrificantes de Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos (Exceto Crus) ou Preparações Contendo 70%+ em Peso de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos, Exceto Aqueles Contendo Biodiesel, e Exceto Óleos Residuais: Outros tipos de graxas lubrificantes.
Misturas de Hidrocarbonetos N.E.S.O.I., que Contêm Não Mais de 50% em Peso de Qualquer Composto de Hidrocarboneto Único, de Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos (Exceto Crus) ou Preparações Contendo 70%+ em Peso de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos: Misturas diversas de hidrocarbonetos derivados de petróleo, com uma especificação sobre a concentração de cada composto.
Outros Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos ou Preparações N.E.S.O.I. Contendo 70% ou Mais de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos: Uma categoria geral para outros óleos e preparações de petróleo.
Óleos Combustíveis Destilados e Residuais (Incluindo Óleos Combustíveis Misturados), com API Abaixo de 25 Graus, de Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos (Exceto Crus) ou Preparações N.E.S.O.I. Contendo 70%+ em Peso de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos, Contendo Biodiesel, e Exceto Óleos Residuais: Diesel e óleos combustíveis pesados, com uma densidade maior, que contêm biodiesel.
Óleos Combustíveis Destilados e Residuais (Incluindo Óleos Combustíveis Misturados), com API de 25 Graus ou Mais, de Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos (Exceto Crus) ou Preparações N.E.S.O.I. Contendo 70%+ em Peso de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos, Contendo Biodiesel, e Exceto Óleos Residuais: Diesel e óleos combustíveis pesados, com uma densidade menor, que contêm biodiesel.
Combustível de Aviação Tipo Querosene, Combustível para Motores ou Componentes de Mistura de Combustível para Motores, de Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos (Exceto Crus) ou Preparações N.E.S.O.I. Contendo 70%+ em Peso de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos, Contendo Biodiesel, e Exceto Óleos Residuais: Combustíveis de aviação, para motores ou seus componentes, com alto teor de derivados de petróleo e que contêm biodiesel.
Querosene (Exceto Combustível de Aviação Tipo Querosene, Combustível para Motores ou Componentes de Mistura de Combustível para Motores), de Óleos de Petróleo e Óleos de Minerais Betuminosos (Exceto Crus) ou Preparações N.E.S.O.I. Contendo 70%+ em Peso de Óleos de Petróleo ou Óleos Obtidos de Minerais Betuminosos, Contendo Biodiesel, Exceto Óleos Residuais: Outros tipos de querosene com as mesmas características de composição, mas contendo biodiesel.
Óleos Residuais Contendo Bifenilas Policloradas (PCBs), Terfenilas Policloradas (PCTs) ou Bifenilas Polibromadas (PBBs): Óleos descartados que contêm substâncias químicas tóxicas e perigosas (PCBs, PCTs, PBBs).
Resíduos de Óleo Combustível Destilado e Residual (Incluindo Misturas) com API Abaixo de 25 Graus: Resíduos de óleos combustíveis pesados.
Resíduos de Óleo Combustível Destilado e Residual (Incluindo Misturas) com API de 25 Graus ou Mais: Resíduos de óleos combustíveis mais leves.
Resíduos de Combustível para Motores ou Componentes de Mistura de Combustível para Motores: Combustíveis ou seus componentes que foram descartados.
Resíduos de Querosene ou Naftas: Querosene ou naftas que se tornaram resíduos.
Óleos Lubrificantes Residuais, com ou sem Aditivos: Óleos lubrificantes descartados.
Graxas Lubrificantes Residuais, Contendo Não Mais de 10% em Peso de Ácidos Graxos de Origem Animal (Incluindo Animais Marinhos) ou Vegetal: Graxas lubrificantes descartadas com um teor limitado de componentes orgânicos.
Outros Resíduos de Óleos e Graxas Lubrificantes: Outros tipos de óleos e graxas lubrificantes que se tornaram resíduos.
Misturas de Óleo Residual de Hidrocarbonetos N.E.S.O.I. Contendo Não Mais de 50% de Qualquer Composto de Hidrocarboneto Único: Misturas diversas de hidrocarbonetos descartados, com uma especificação sobre a concentração de cada composto.
Outros Óleos Residuais: Outros tipos de óleos descartados que não se encaixam nas categorias anteriores.
Gás Natural, Liquefeito: Gás natural que foi resfriado e transformado em líquido para transporte e armazenamento.
Propano, Liquefeito: Propano em estado líquido.
Butanos, Liquefeitos: Butanos em estado líquido.
Etileno, Propileno, Butileno e Butadieno, Liquefeitos: Gases químicos importantes para a indústria, em sua forma líquida.
Gases de Petróleo e Outros Hidrocarbonetos Gasosos, Liquefeitos, N.E.S.O.I.: Outros gases derivados de petróleo ou outros hidrocarbonetos gasosos que foram liquefeitos.
Gás Natural, em Estado Gasoso: Gás natural em seu estado original, gasoso.
Gases de Petróleo e Outros Hidrocarbonetos Gasosos, Exceto Gás Natural: Outros gases combustíveis que não são gás natural, mas são derivados de petróleo.
Vaselina: Um subproduto do petróleo, usado em cosméticos e como lubrificante.
Cera de Parafina (Colorida ou Não), Obtida por Síntese ou Outro Processo e com Menos de 0,75% de Óleo em Peso: Um tipo de cera derivada de petróleo, com baixo teor de óleo.
Cera Montan (Colorida ou Não), Obtida por Síntese ou Outro Processo: Uma cera natural de origem fóssil, obtida de linhita.
Ceras Minerais (Ou Seja, Parafina com 0,75%+ de Óleo, Cera Microcristalina, Ceras Brutas de Lignito e Turfa, Ozocerita), Obtidas por Síntese: Outros tipos de ceras minerais, com um teor maior de óleo.
Coque de Petróleo, Não Calcinado: Um subproduto do refino de petróleo, usado como combustível ou na fabricação de eletrodos, sem ter sido aquecido a altas temperaturas (calcinado).
Coque de Petróleo, Calcinado: Coque de petróleo que foi aquecido a altas temperaturas, tornando-o mais puro.
Betume de Petróleo: O principal componente do asfalto, obtido do refino de petróleo.
Resíduos (Exceto Coque de Petróleo ou Betume de Petróleo) de Óleos de Petróleo ou de Óleos Obtidos de Materiais Betuminosos: Outros resíduos do refino de petróleo.
Xisto Betuminoso ou Oleaginoso e Areias Betuminosas: Rochas e areias que contêm substâncias betuminosas das quais o petróleo pode ser extraído.
Betume e Asfalto, Naturais; Asfaltitas e Rochas Asfálticas: Betume e asfalto encontrados na natureza, sem processamento.
Misturas Betuminosas à Base de Asfalto Natural, Betume Natural, Betume de Petróleo, Alcatrão Mineral ou Piche de Alcatrão Mineral: Misturas usadas em pavimentação, com base em diferentes tipos de betume e alcatrão.
Silício, Contendo em Peso Menos de 99,99% Mas Não Menos de 99% de Silício: Silício com um alto grau de pureza, mas não o mais puro.
Silício, Contendo em Peso Menos de 99% de Silício: Silício com um grau de pureza menor.
Hidróxido de Potássio (Potassa Cáustica): Uma base forte, usada em sabões, fertilizantes e outras indústrias.
Óxido de Alumínio, Diferente do Corindo Artificial: Um composto de alumínio e oxigênio, usado em abrasivos e cerâmicas.
Óxidos de Estanho: Compostos de estanho e oxigênio.
Cloretos de Estanho: Compostos de estanho e cloro.
Compostos Orgânicos Clorados
1,2-Dicloropropano (Diclorido de Propileno) e Diclorobutanos: Solventes orgânicos clorados.
Hexacloroetano e Tetracloroetano: Outros solventes orgânicos clorados.
Cloreto de Sec-butila: Um solvente orgânico clorado.
Outros Hidrocarbonetos Clorados Saturados, Outros: Uma categoria geral para outros hidrocarbonetos que contêm cloro e têm ligações simples entre os átomos de carbono.
Fertilizantes
Fertilizantes do Capítulo 31 em Comprimidos ou Formas Similares ou em Embalagens com Peso Bruto Não Superior a 10 kg: Fertilizantes pré-embalados para uso em pequenas quantidades.
Fertilizantes Minerais ou Químicos Contendo os Três Elementos Fertilizantes Nitrogênio, Fósforo e Potássio: Fertilizantes completos que fornecem os nutrientes essenciais para as plantas.
Fertilizantes Minerais ou Químicos Contendo os Dois Elementos Fertilizantes Fósforo e Potássio: Fertilizantes que fornecem dois dos nutrientes essenciais.
Plásticos e Produtos de Plástico
Tubos, Canos e Mangueiras, Rígidos, de Polímeros de Etileno: Tubos de plástico rígidos feitos de polietileno, usados em diversas aplicações.
Tubos, Canos e Mangueiras, Rígidos, de Polímeros de Propileno: Tubos de plástico rígidos feitos de polipropileno.
Tubos, Canos e Mangueiras, Rígidos, de Polímeros de Cloreto de Vinila: Tubos de plástico rígidos feitos de PVC.
Tubos, Canos e Mangueiras, Rígidos, de Outros Plásticos, N.E.S.O.I.: Outros tubos de plástico rígidos que não se encaixam nas categorias anteriores.
Tubos, Canos e Mangueiras Plásticos Flexíveis, com Pressão Mínima de Ruptura de 27,6 MPa: Mangueiras de plástico flexíveis projetadas para suportar alta pressão.
Tubos, Canos e Mangueiras Plásticos Flexíveis, N.E.S.O.I., com Acessórios, Não Reforçados ou Combinados com Outros Materiais, com Acessórios: Mangueiras de plástico flexíveis sem reforço, que vêm com seus conectores.
Tubos, Canos e Mangueiras Plásticos Flexíveis, N.E.S.O.I.: Mangueiras de plástico flexíveis sem as especificações anteriores.
Acessórios de Plástico para Outros Tubos, Canos e Mangueiras, N.E.S.O.I.: Peças plásticas usadas para conectar tubos e mangueiras.
Juntas, Arruelas e Outros Selos de Plástico: Peças de plástico usadas para vedar e prevenir vazamentos.
Cartões, Não Perfurados, Adequados para Uso Como, ou na Fabricação de, Cartões Jacquard; Cartões Jacquard e Cabeçotes Jacquard para Máquinas de Tecelagem Motorizadas, e Suas Partes; e Chapas Transparentes de Plástico Contendo 30% ou Mais em Peso de Chumbo: Itens específicos relacionados a tecelagem e chapas de plástico com chumbo, usadas para proteção.
Capa para Cabos de Câmbio de Bicicleta e Capa para Cabo ou Fio Interno para Freios a Disco e Cantiléver, Cortados ou Não no Comprimento, de Plástico: Revestimentos de plástico para cabos de bicicleta.
Outros Artigos de Plástico, N.E.S.O.I.: Uma categoria geral para outros produtos de plástico.
Borracha e Produtos de Borracha
Perfis de Borracha Vulcanizada Não Celular, Diferente de Borracha Dura: Peças de borracha moldadas, sem células (macia) e que não são ebonite.
Tubos, Canos e Mangueiras de Borracha Vulcanizada Diferente de Borracha Dura, Não Reforçados ou Combinados com Outros Materiais, com Acessórios: Mangueiras de borracha sem reforço, que vêm com seus conectores.
Tubos, Canos e Mangueiras de Borracha Vulcanizada Diferente de Borracha Dura, Reforçados ou Combinados Apenas com Metal, com Acessórios: Mangueiras de borracha reforçadas com metal e que vêm com seus conectores.
Tubos, Canos e Mangueiras de Borracha Vulcanizada Diferente de Borracha Dura, Reforçados ou Combinados Apenas com Materiais Têxteis, com Acessórios: Mangueiras de borracha reforçadas com tecido e que vêm com seus conectores.
Tubos, Canos e Mangueiras de Borracha Vulcanizada Diferente de Borracha Dura, Reforçados ou Combinados com Outros Materiais, N.E.S.O.I., com Acessórios: Outras mangueiras de borracha reforçadas com diversos materiais e que vêm com seus conectores.
Pneus Pneumáticos Novos, de Borracha, do Tipo Usado em Aeronaves: Pneus novos projetados para aviões.
Pneus Pneumáticos Recauchutados, de Borracha, do Tipo Usado em Aeronaves: Pneus de avião que foram reformados.
Pneus Pneumáticos Usados de Borracha, para Aeronaves: Pneus de avião que já foram usados.
Artigos de Borracha Vulcanizada Celular Diferente de Borracha Dura: Produtos feitos de borracha com células (espumada) e que não são ebonite.
Juntas, Arruelas e Outros Selos, de Borracha Vulcanizada Não Celular Diferente de Borracha Dura, Não Para Uso em Bens Automotivos do Capítulo 87: Peças de borracha maciça para vedação, exceto as usadas em veículos.
Artigos Feitos de Borracha Natural Vulcanizada Não Celular Diferente de Borracha Dura, Não Usados Como Bens de Controle de Vibração em Veículos das Posições 8701 a 8705, N.E.S.O.I.: Outros produtos de borracha natural maciça que não são usados para controle de vibração em veículos.
Artigos de Borracha Sintética Vulcanizada Não Celular Diferente de Borracha Dura: Produtos feitos de borracha sintética maciça.
Borracha Dura (Por Exemplo, Ebonite) em Todas as Formas, Incluindo Resíduos e Sucatas; Artigos de Borracha Dura: Um tipo de borracha muito rígida (como ebonite) e seus produtos ou resíduos.
Madeira, Cortiça e Papel
Madeira Tropical, N.E.S.O.I., Serrada ou Lascada Longitudinalmente, Fatiada ou Descascada, Aplainada, Lixada ou com Juntas nas Pontas, de Espessura Superior a 6 mm: Madeira tropical processada em tábuas ou lâminas, com espessura considerável.
Cortiça Aglomerada e Artigos de Cortiça Aglomerada, N.E.S.O.I.: Produtos feitos de pedaços de cortiça unidos (aglomerados).
Pasta Química de Madeira, Graus para Dissolução: Polpa de madeira tratada quimicamente para ser dissolvida e usada na fabricação de rayon, celofane, etc.
Pasta Química de Madeira, Soda ou Sulfato, Diferente dos Graus para Dissolução, de Madeira Conífera Não Branqueada: Polpa de madeira obtida por processos químicos específicos, sem branqueamento, de árvores coníferas.
Pasta Química de Madeira, Soda ou Sulfato, Diferente dos Graus para Dissolução, de Madeira Não Conífera Não Branqueada: Polpa de madeira obtida por processos químicos específicos, sem branqueamento, de árvores não coníferas.
Pasta Química de Madeira, Soda ou Sulfato, Diferente dos Graus para Dissolução, de Madeira Conífera Semi-Branqueada ou Branqueada: Polpa de madeira obtida por processos químicos, que passou por branqueamento.
Pasta Química de Madeira, Soda ou Sulfato, Diferente dos Graus para Dissolução, de Madeira Não Conífera Semi-Branqueada ou Branqueada: Polpa de madeira obtida por processos químicos, que passou por branqueamento, de árvores não coníferas.
Pasta Química de Madeira, Sulfito, Diferente dos Graus para Dissolução, de Madeira Conífera Não Branqueada: Polpa de madeira obtida por outro processo químico (sulfito), sem branqueamento, de árvores coníferas.
Pasta Química de Madeira, Sulfito, Diferente dos Graus para Dissolução, de Madeira Não Conífera Não Branqueada: Polpa de madeira obtida por outro processo químico (sulfito), sem branqueamento, de árvores não coníferas.
Pasta Química de Madeira, Sulfito, Diferente dos Graus para Dissolução, de Madeira Conífera Semi-Branqueada ou Branqueada: Polpa de madeira obtida por processo sulfito, branqueada, de árvores coníferas.
Pasta Química de Madeira, Sulfito, Diferente dos Graus para Dissolução, de Madeira Não Conífera Semi-Branqueada ou Branqueada: Polpa de madeira obtida por processo sulfito, branqueada, de árvores não coníferas.
Pasta Semiquímica de Madeira: Polpa de madeira obtida por uma combinação de processos mecânicos e químicos.
Polpa de Línteres de Algodão: Fibras curtas de algodão, usadas para fazer papel de alta qualidade.
Polpas de Fibras Derivadas de Papel ou Cartão Recuperados (Resíduos e Sucatas): Polpa feita a partir de papel e papelão reciclados.
Polpas de Fibras Celulósicas, de Bambu: Polpa feita a partir de fibras de bambu.
Polpas de Fibras Celulósicas, Mecânicas: Polpa feita por processos mecânicos, resultando em fibras mais curtas e menos puras.
Polpas de Fibras Celulósicas, Químicas: Polpa feita por processos químicos, resultando em fibras mais longas e puras.
Polpas de Fibras Celulósicas, Semiquímicas: Polpa feita por uma combinação de processos mecânicos e químicos.
Artigos de Polpa de Papel, N.E.S.O.I.: Produtos feitos de polpa de papel.
Artigos de Papel Machê, N.E.S.O.I.: Produtos feitos de papel machê.
Cartões de Papel ou Cartão, N.E.S.O.I., Não Perfurados, para Máquinas de Cartão Perfurado, em Tiras ou Não: Cartões de papel ou papelão usados em máquinas de cartão perfurado.
Molduras ou Suportes para Slides Fotográficos de Papel ou Cartão: Molduras para slides feitas de papel.
Leques de Mão de Papel ou Cartão: Leques simples feitos de papel.
Juntas, Arruelas e Outros Selos de Papel ou Cartão Revestido: Peças de vedação feitas de papel ou papelão com revestimento.
Papel ou Cartão Revestido, N.E.S.O.I.: Papel ou papelão que recebeu uma camada de revestimento.
Artigos de Pasta Celulósica, N.E.S.O.I.: Produtos feitos de pasta celulósica.
Juntas, Arruelas e Outros Selos de Papel, Cartão e Mantas de Fibras Celulósicas, N.E.S.O.I.: Peças de vedação feitas de papel, papelão ou mantas de fibras celulósicas.
Artigos de Polpa de Papel, Papel, Cartão, Pasta Celulósica ou Mantas de Fibras Celulósicas, N.E.S.O.I.: Uma categoria geral para outros produtos feitos de materiais à base de celulose.
Têxteis e Materiais Diversos
Barbante para Encadernação ou Enfardamento de Sisal ou Outras Fibras Têxteis do Gênero Agave: Barbante usado para amarrar fardos, feito de sisal ou fibras similares.
Pedra Monumental ou de Construção Trabalhada, N.E.S.O.I.: Pedras lapidadas ou trabalhadas para monumentos ou construções.
Artigos ou Misturas de Crocidolita, N.E.S.O.I.: Produtos que contêm crocidolita, um tipo de amianto (amianto azul), que é perigoso.
Papel, Cartão e Feltro de Amianto, Diferente de Crocidolita: Produtos feitos de amianto (fibra mineral resistente ao calor), mas que não contêm crocidolita.
Junta de Fibra de Amianto Comprimida (Diferente de Crocidolita), em Folhas ou Rolos: Material de vedação feito de amianto comprimido.
Artigos de Misturas de ou com Base de Amianto, N.E.S.O.I., Diferente de Crocidolita: Outros produtos que contêm amianto, mas não crocidolita.
Material de Fricção e Artigos Deste, Não Montados, Contendo Amianto: Materiais usados em freios e embreagens que contêm amianto.
Revestimentos e Pastilhas de Freio, Não Contendo Amianto: Peças de freio que não usam amianto.
Material de Fricção e Artigos Deste, Não Montados, Não Contendo Amianto, N.E.S.O.I.: Outros materiais de fricção sem amianto.
Para-brisas de Vidro de Segurança Laminado, de Tamanho e Forma Adequados para Incorporação em Veículos, Aeronaves, Naves Espaciais ou Embarcações: Para-brisas de segurança para diversos tipos de transporte.
Metais Preciosos Ouro, Não Monetário, em Barra e Dore: Ouro em sua forma bruta ou semipurificada, que não é usado como moeda.
Lingote e Dore de Prata: Prata em sua forma bruta ou semipurificada.
Ferro e Aço (Lingotes e Produtos Brutos)
Ferro-Gusa Não Ligado Contendo em Peso 0,5% ou Menos de Fósforo: Ferro em sua forma mais básica (lingote), com baixo teor de fósforo.
Ferro-Gusa Não Ligado Contendo em Peso Mais de 0,5% de Fósforo: Ferro em sua forma mais básica (lingote), com alto teor de fósforo.
Ferro-Gusa Ligado em Lingotes, Blocos ou Outras Formas Primárias: Ferro-gusa que contém outros elementos (ligas) para melhorar suas propriedades.
Espígeleisen em Lingotes, Blocos ou Outras Formas Primárias: Uma liga de ferro com alto teor de manganês.
Ferroníquel: Uma liga de ferro e níquel.
Ferronióbio, Contendo em Peso Menos de 0,02% de Fósforo ou Enxofre ou Menos de 0,4% de Silício: Uma liga de ferro e nióbio com baixo teor de impurezas.
Ferronióbio, Outros: Outros tipos de ferronióbio.
Produtos Ferrosos Obtidos por Redução Direta de Minério de Ferro: Ferro obtido diretamente do minério, sem passar pelo processo de forno.
Produtos Ferrosos Esponjosos, em Lumpes, Pellets ou Formas Semelhantes; Ferro com Pureza Mínima de 99,94% em Peso em Lumpes, Pellets ou Formas Semelhantes: Ferro em forma porosa (esponjosa) ou de alta pureza.
Tubos e Perfis de Ferro e Aço (Sem Costura) Ferro (Diferente de Fundido) ou Aço Não Ligado, Sem Costura, Trefilado a Frio ou Laminado a Frio, Barras Ocas com Seção Transversal Circular: Tubos de ferro ou aço sem costura, com formato redondo e processados a frio.
Ferro (Diferente de Fundido) ou Aço Não Ligado, Sem Costura, Trefilado a Frio ou Laminado a Frio, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Seção Transversal Circular, N.E.S.O.I.: Outros tubos de ferro ou aço sem costura, redondos e processados a frio.
Ferro (Diferente de Fundido) ou Aço Não Ligado, Sem Costura, Não Trefilado a Frio ou Laminado a Frio, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Seção Transversal Circular, N.E.S.O.I.: Tubos de ferro ou aço sem costura, redondos, que não foram processados a frio.
Aço Inoxidável, Sem Costura, Trefilado a Frio ou Laminado a Frio, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Seção Transversal Circular e Diâmetro Externo Inferior a 19 mm: Tubos pequenos de aço inoxidável sem costura, redondos e processados a frio.
Aço Inoxidável, Sem Costura, Trefilado a Frio ou Laminado a Frio, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Seção Transversal Circular e Diâmetro Externo de 19 mm ou Mais: Tubos maiores de aço inoxidável sem costura, redondos e processados a frio.
Aço Inoxidável, Sem Costura, Não Trefilado a Frio ou Laminado a Frio, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Seção Transversal Circular: Tubos de aço inoxidável sem costura, redondos, que não foram processados a frio.
Aço Ligado (Diferente de Inoxidável), Sem Costura, Trefilado a Frio ou Laminado a Frio, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Seção Transversal Circular, para Fabricação de Rolamentos de Esferas ou Rolos: Tubos de aço ligado (não inoxidável) sem costura, redondos, processados a frio e usados em rolamentos.
Aço Ligado (Diferente de Inoxidável), Sem Costura, Trefilado a Frio ou Laminado a Frio, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Seção Transversal Circular, N.E.S.O.I.: Outros tubos de aço ligado sem costura, redondos e processados a frio.
Aço Ligado (Diferente de Inoxidável), Sem Costura, Não Trefilado a Frio ou Laminado a Frio, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Seção Transversal Circular, para Fabricação de Rolamentos de Esferas ou Rolos: Tubos de aço ligado sem costura, redondos, não processados a frio e usados em rolamentos.
Aço Ligado (Diferente de Inoxidável), Sem Costura, Não Trefilado a Frio ou Laminado a Frio, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Seção Transversal Circular, para Caldeiras, Aquecedores, etc.: Tubos de aço ligado sem costura, redondos, não processados a frio e usados em equipamentos de aquecimento.
Aço Ligado Resistente ao Calor (Diferente de Inoxidável), Sem Costura, Não Trefilado a Frio ou Laminado a Frio, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Seção Transversal Circular, N.E.S.O.I.: Tubos de aço ligado resistente ao calor sem costura, redondos, que não foram processados a frio.
Aço Ligado (Diferente de Resistente ao Calor ou Inoxidável), Sem Costura, Não Trefilado a Frio ou Laminado a Frio, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Seção Transversal Circular, N.E.S.O.I.: Outros tubos de aço ligado sem costura, redondos, que não foram processados a frio.
Ferro (Diferente de Fundido) ou Aço Não Ligado, Sem Costura, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Seção Transversal Diferente de Circular, com Espessura de Parede de 4 mm ou Mais: Tubos de ferro ou aço sem costura, com formato não redondo e parede espessa.
Aço Ligado (Diferente de Inoxidável), Sem Costura, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Seção Transversal Diferente de Circular, com Espessura de Parede de 4 mm ou Mais: Tubos de aço ligado sem costura, com formato não redondo e parede espessa.
Ferro (Diferente de Fundido) ou Aço Não Ligado, Sem Costura, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Seção Transversal Diferente de Circular, com Espessura de Parede Inferior a 4 mm: Tubos de ferro ou aço sem costura, com formato não redondo e parede fina.
Aço Ligado (Diferente de Inoxidável), Sem Costura, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Seção Transversal Diferente de Circular, com Espessura de Parede Inferior a 4 mm: Tubos de aço ligado sem costura, com formato não redondo e parede fina.
Tubos e Perfis de Ferro e Aço (Soldados) Ferro ou Aço Não Ligado, Soldado, com Seção Transversal Circular e Diâmetro Externo de 406,4 mm ou Menos, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Espessura de Parede Inferior a 1,65 mm: Tubos pequenos de ferro ou aço soldados, redondos e com parede muito fina.
Aço Não Ligado, Soldado, com Seção Transversal Circular e Diâmetro Externo de 406,4 mm ou Menos, Tubos e Canos Cônicos, com Espessura de Parede de 1,65 mm+, Principalmente Usados Como Partes de Artigos de Iluminação: Tubos cônicos de aço soldado, redondos, com parede mais espessa, usados em iluminação.
Ferro ou Aço Não Ligado, Soldado, com Seção Transversal Circular e Diâmetro Externo de 406,4 mm ou Menos, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Espessura de Parede de 1,65 mm ou Mais: Tubos pequenos de ferro ou aço soldados, redondos e com parede mais espessa.
Aço Inoxidável, Soldado, com Seção Transversal Circular e Diâmetro Externo de 406,4 mm ou Menos, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Espessura de Parede Inferior a 1,65 mm: Tubos pequenos de aço inoxidável soldados, redondos e com parede muito fina.
Aço Inoxidável, Soldado, com Seção Transversal Circular e Diâmetro Externo de 406,4 mm ou Menos, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Espessura de Parede de 1,65 mm ou Mais: Tubos pequenos de aço inoxidável soldados, redondos e com parede mais espessa.
Aço Ligado (Diferente de Inoxidável), Soldado, com Seção Transversal Circular e Diâmetro Externo de 406,4 mm ou Menos, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Espessura de Parede Inferior a 1,65 mm: Tubos pequenos de aço ligado soldados, redondos e com parede muito fina.
Aço Ligado (Diferente de Inoxidável), Soldado, com Seção Transversal Circular e Diâmetro Externo de 406,4 mm ou Menos, Tubos e Canos Cônicos, com Espessura de Parede de 1,65 mm+, Principalmente Usados Como Partes de Artigos de Iluminação: Tubos cônicos de aço ligado soldados, redondos, com parede mais espessa, usados em iluminação.
Aço Ligado (Diferente de Inoxidável), Soldado, com Seção Transversal Circular e Diâmetro Externo de 406,4 mm ou Menos, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Espessura de Parede de 1,65 mm+: Tubos pequenos de aço ligado soldados, redondos e com parede mais espessa.
Ferro ou Aço Não Ligado, Soldado, com Seção Transversal Quadrada ou Retangular, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Espessura de Parede de 4 mm ou Mais: Tubos de ferro ou aço soldados, com formato quadrado ou retangular e parede espessa.
Aço Ligado, Soldado, com Seção Transversal Quadrada ou Retangular, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Espessura de Parede de 4 mm ou Mais: Tubos de aço ligado soldados, com formato quadrado ou retangular e parede espessa.
Ferro ou Aço Não Ligado, Soldado, com Seção Transversal Quadrada ou Retangular, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Espessura de Parede Inferior a 4 mm: Tubos de ferro ou aço soldados, com formato quadrado ou retangular e parede fina.
Aço Ligado, Soldado, com Seção Transversal Quadrada ou Retangular, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Espessura de Parede Inferior a 4 mm: Tubos de aço ligado soldados, com formato quadrado ou retangular e parede fina.
Ferro ou Aço Não Ligado, Soldado, com Outra Seção Transversal Não Circular, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Espessura de Parede de 4 mm ou Mais: Tubos de ferro ou aço soldados, com formato não circular e parede espessa.
Aço Ligado, Soldado, com Outra Seção Transversal Não Circular, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Espessura de Parede de 4 mm ou Mais: Tubos de aço ligado soldados, com formato não circular e parede espessa.
Ferro ou Aço Não Ligado, Soldado, com Outra Seção Transversal Não Circular, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Espessura de Parede Inferior a 4 mm: Tubos de ferro ou aço soldados, com formato não circular e parede fina.
Aço Ligado, Soldado, com Outra Seção Transversal Não Circular, Tubos, Canos e Perfis Ocos, com Espessura de Parede Inferior a 4 mm: Tubos de aço ligado soldados, com formato não circular e parede fina.
Fios, Cabos e Artigos de Ferro e Aço
Aço Inoxidável, Fio Trançado, Não Isolado Eletricamente, Equipado com Acessórios ou Transformado em Artigos: Fios de aço inoxidável trançados, já com conectores ou em produtos acabados.
Aço Inoxidável, Fio Trançado, Não Isolado Eletricamente, Não Equipado com Acessórios ou Transformado em Artigos: Fios de aço inoxidável trançados, sem conectores ou acabamento.
Ferro ou Aço (Diferente de Inoxidável), Fio Trançado, Não Isolado Eletricamente, Equipado com Acessórios ou Transformado em Artigos: Fios de ferro ou aço comum trançados, já com conectores ou em produtos acabados.
Ferro ou Aço (Diferente de Inoxidável), Fio Trançado, Não Isolado Eletricamente, Não Equipado com Acessórios ou Transformado em Artigos: Fios de ferro ou aço comum trançados, sem conectores ou acabamento.
Aço Inoxidável, Cordas, Cabos e Cordões (Diferente de Fio Trançado), Não Isolados Eletricamente, Equipados com Acessórios ou Transformados em Artigos: Cabos mais grossos de aço inoxidável, já com conectores ou em produtos acabados.
Aço Inoxidável, Cordas, Cabos e Cordões (Diferente de Fio Trançado), Não Isolados Eletricamente, Não Equipados com Acessórios ou Transformados em Artigos: Cabos mais grossos de aço inoxidável, sem conectores ou acabamento.
Ferro ou Aço (Diferente de Inoxidável), Cordas, Cabos e Cordões (Diferente de Fio Trançado), Não Isolados Eletricamente, Equipados com Acessórios ou Transformados em Artigos: Cabos mais grossos de ferro ou aço comum, já com conectores ou em produtos acabados.
Ferro ou Aço (Diferente de Inoxidável), Cordas, Cabos e Cordões, de Fio Latonado (Diferente de Fio Trançado), Não Isolados Eletricamente, Sem Acessórios ou Artigos: Cabos de ferro ou aço revestidos com latão, sem conectores ou acabamento.
Ferro ou Aço (Diferente de Inoxidável), Cordas, Cabos e Cordões, Diferente de Fio Latonado (Diferente de Fio Trançado), Não Isolados Eletricamente, Sem Acessórios, etc.: Outros cabos de ferro ou aço comum, sem conectores ou acabamento.
Ferro ou Aço (Diferente de Inoxidável), Fitas Trançadas, Lingas e Similares, Não Isolados Eletricamente: Fitas trançadas de ferro ou aço, usadas para elevação de cargas.
Ferro ou Aço, Aquecedores de Ar Não Elétricos e Distribuidores de Ar Quente com Ventilador ou Soprador Acionado por Motor e Suas Partes: Aquecedores de ar que usam ferro ou aço em sua estrutura e não são elétricos.
Aço Inoxidável, Pias e Lavatórios: Pias e lavatórios feitos de aço inoxidável.
Ferro ou Aço, Artigos Sanitários (Diferente de Banheiras ou Pias e Lavatórios de Aço Inoxidável) e Suas Partes: Outros itens sanitários feitos de ferro ou aço.
Ferro ou Aço, Artigos de Fio, N.E.S.O.I.: Uma categoria geral para outros produtos feitos de fio de ferro ou aço.
Cobre, Alumínio e Titânio
Cobre, Fio Trançado, Cabos, Fitas Trançadas e Similares, Não Isolados Eletricamente, Equipados com Acessórios ou Transformados em Artigos: Fios e cabos de cobre, já com conectores ou em produtos acabados.
Tubos e Canos, Alumínio, Não Ligado: Tubos feitos de alumínio puro.
Tubos e Canos, de Ligas de Alumínio: Tubos feitos de ligas (misturas) de alumínio com outros metais.
Resíduos e Sucatas de Estanho: Estanho que foi descartado ou quebrado, pronto para reciclagem.
Titânio Trabalhado, N.E.S.O.I.: Titânio que foi processado e moldado.
Ferragens e Peças Metálicas
Dobradiças de Ferro ou Aço, Alumínio ou Zinco e Suas Partes de Metal Comum, Não Projetadas para Veículos Automotores: Dobradiças de metal comum, exceto as automotivas.
Dobradiças de Metal Comum (Diferente de Ferro ou Aço ou Alumínio ou Zinco) e Suas Partes de Metal Comum: Dobradiças feitas de outros metais.
Rodízios de Metal Comum e Suas Partes de Metal Comum: Rodas pequenas para móveis, feitas de metal.
Ferragens, Acessórios e Artigos Similares de Ferro ou Aço, Alumínio ou Zinco, Adequados para Móveis, e Suas Partes de Metal Comum: Peças de metal para móveis.
Ferragens, Acessórios e Artigos Similares de Metal Comum (Diferente de Ferro ou Aço ou Alumínio ou Zinco), Adequados para Móveis, e Suas Partes de Metal Comum: Peças de outros metais para móveis.
Ferragens para Arreios, Selaria ou Cabeçadas de Cavalaria de Metal Comum, Não Revestidas ou Banhadas com Metal Precioso, e Suas Partes de Metal Comum: Peças de metal para arreios de cavalos.
Ferragens, Acessórios e Artigos Similares de Ferro ou Aço, Alumínio ou Zinco, N.E.S.O.I., e Suas Partes de Metal Comum: Outras ferragens de metal comum.
Ferragens, Acessórios e Artigos Similares de Metal Comum (Diferente de Ferro ou Aço ou Alumínio ou Zinco), N.E.S.O.I., e Suas Partes de Metal Comum: Outras ferragens de outros metais.
Fechadores de Portas Automáticos de Metal Comum: Dispositivos que fecham portas automaticamente.
Tubos Flexíveis de Ferro ou Aço, com Acessórios: Tubos flexíveis de ferro ou aço com conectores.
Tubos Flexíveis de Metal Comum (Diferente de Ferro ou Aço), com Acessórios: Tubos flexíveis de outros metais com conectores.
Motores e Turbinas
Motores de Pistão de Combustão Interna Alternativos ou Rotativos de Ignição por Centelha para Uso em Aeronaves: Motores de avião que funcionam com faísca (gasolina).
Motores de Pistão de Combustão Interna de Ignição por Compressão, para Máquinas ou Equipamentos, N.E.S.O.I.: Motores a diesel para máquinas e equipamentos.
Partes para Motores de Aeronaves de Combustão Interna: Peças de motores de avião.
Turborreatores para Aeronaves de Impulso Não Superior a 25 kN: Turbinas a jato para aviões, com um certo limite de potência.
Turborreatores de Impulso Não Superior a 25 kN, Diferente de Aeronaves: Turbinas a jato com o mesmo limite de potência, mas para outros usos (ex: geradores).
Turborreatores para Aeronaves de Impulso Superior a 25 kN: Turbinas a jato mais potentes para aviões.
Turborreatores de Impulso Superior a 25 kN, Diferente de Aeronaves: Turbinas a jato mais potentes, mas para outros usos.
Turbopropulsores para Aeronaves de Potência Não Superior a 1.100 kW: Turbinas para aviões que usam hélice, com um certo limite de potência.
Turbopropulsores de Potência Não Superior a 1.100 kW, Diferente de Aeronaves: Turbinas que usam hélice com o mesmo limite de potência, mas para outros usos.
Turbopropulsores para Aeronaves de Potência Superior a 1.100 kW: Turbinas mais potentes para aviões que usam hélice.
Turbopropulsores de Potência Superior a 1.100 kW, Diferente de Aeronaves: Turbinas mais potentes que usam hélice, mas para outros usos.
Turbinas a Gás para Aeronaves, Diferente de Turborreatores ou Turbopropulsores, de Potência Não Superior a 5.000 kW: Outros tipos de turbinas a gás para aviões.
Turbinas a Gás para Aeronaves, Diferente de Turborreatores ou Turbopropulsores, de Potência Superior a 5.000 kW: Outras turbinas a gás mais potentes para aviões.
Partes de Ferro Fundido de Turborreatores ou Turbopropulsores, Não Processadas Além da Limpeza, Usinadas Apenas para Remoção de Rebarbas, Canais de Alimentação, Massalotes e Colares, ou para Permitir Localização em Máquinas: Peças de turbinas feitas de ferro fundido, com um processamento mínimo.
Partes de Turborreatores ou Turbopropulsores Diferente das da Subposição 8411.91.10: Outras peças de turbinas.
Partes de Ferro Fundido de Turbinas a Gás N.E.S.O.I., Não Processadas Além da Limpeza, e Usinadas Apenas para Remoção de Rebarbas, Canais de Alimentação, Massalotes e Colares: Peças de turbinas a gás feitas de ferro fundido, com um processamento mínimo.
Partes de Turbinas a Gás N.E.S.O.I., Diferente das da Subposição 8411.99.10: Outras peças de turbinas a gás.
Motores de Reação Diferente de Turborreatores: Outros tipos de motores que funcionam por reação, como os de foguetes.
Motores e Acionadores de Potência Hidráulica, de Ação Linear (Cilindros): Cilindros hidráulicos que convertem pressão de fluido em movimento linear.
Motores Hidrojato para Propulsão Marítima: Motores que usam jatos de água para mover embarcações.
Motores e Acionadores de Potência Hidráulica, N.E.S.O.I.: Outros tipos de motores hidráulicos.
Motores e Acionadores de Potência Pneumática, de Ação Linear (Cilindros): Cilindros pneumáticos que convertem pressão de ar em movimento linear.
Motores e Acionadores de Potência Pneumática, Diferente de Ação Linear: Outros tipos de motores pneumáticos.
Motores Acionados por Mola e Acionados por Peso: Motores que funcionam com a energia de uma mola ou de um peso.
Motores e Acionadores, N.E.S.O.I. (Excluindo Motores da Posição 8501): Uma categoria geral para outros motores e acionadores, excluindo motores elétricos.
Partes para Motores da Posição 8412 Diferente de Motores Hidrojato para Propulsão Marítima: Peças para os motores da categoria 8412, exceto os hidrojatos marítimos.
Bombas e Compressores
Bombas para Líquidos Equipadas ou Projetadas para Serem Equipadas com um Dispositivo de Medição, N.E.S.O.I.: Bombas que medem o líquido que bombeiam.
Bombas Manuais Diferente das da Subposição 8413.11 ou 8413.19, Não Equipadas com um Dispositivo de Medição: Bombas de acionamento manual sem dispositivo de medição.
Bombas de Injeção de Combustível para Motores de Ignição por Compressão, Não Equipadas com um Dispositivo de Medição: Bombas que injetam diesel em motores, sem dispositivo de medição.
Bombas de Combustível, Lubrificante ou Meio de Resfriamento para Motores de Pistão de Combustão Interna, Não Equipadas com um Dispositivo de Medição, N.E.S.O.I.: Bombas para fluidos de motores, sem dispositivo de medição.
Bombas de Deslocamento Positivo Alternativas para Líquidos, Não Equipadas com um Dispositivo de Medição, N.E.S.O.I.: Bombas que funcionam com movimento alternado para líquidos, sem dispositivo de medição.
Bombas de Deslocamento Positivo Rotativas para Líquidos, Não Equipadas com um Dispositivo de Medição, N.E.S.O.I.: Bombas que funcionam com movimento rotativo para líquidos, sem dispositivo de medição.
Bombas Centrífugas de Estoque Importadas para Uso com Máquinas para Fabricação de Pasta Celulósica, Papel ou Cartão, Não Equipadas com um Dispositivo de Medição: Bombas centrífugas para a indústria de papel.
Bombas Centrífugas para Líquidos, Não Equipadas com um Dispositivo de Medição, N.E.S.O.I.: Outras bombas centrífugas para líquidos.
Bombas para Líquidos, Não Equipadas com um Dispositivo de Medição, N.E.S.O.I.: Uma categoria geral para outras bombas de líquidos sem dispositivo de medição.
Partes de Bombas de Injeção de Combustível para Motores de Ignição por Compressão: Peças de bombas de injeção de diesel.
Partes de Bombas de Estoque Importadas para Uso com Máquinas para Fabricação de Pasta Celulósica, Papel ou Cartão: Peças de bombas para a indústria de papel.
Partes de Bombas, N.E.S.O.I.: Uma categoria geral para outras peças de bombas.
Bombas de Vácuo: Bombas que criam vácuo.
Bombas de Ar Acionadas Manualmente ou por Pedal: Bombas de ar que funcionam com as mãos ou pés.
Compressores do Tipo Usado em Equipamentos de Refrigeração (Incluindo Ar Condicionado) Não Excedendo 1/4 HP: Compressores pequenos para refrigeração.
Compressores do Tipo Usado em Equipamentos de Refrigeração (Incluindo Ar Condicionado) Excedendo 1/4 HP: Compressores maiores para refrigeração.
Ventiladores de Teto para Instalação Permanente, com Motor Elétrico Autônomo de Potência Não Superior a 125 W: Ventiladores de teto elétricos de baixa potência.
Ventiladores de Mesa, Chão, Parede, Janela ou Teto, com Motor Elétrico Autônomo de Potência Não Superior a 125 W: Ventiladores elétricos de baixa potência para diversos locais.
Ventiladores de Turboalimentador e Superalimentador: Ventiladores usados em motores para aumentar a entrada de ar.
Outros Ventiladores, N.E.S.O.I.: Uma categoria geral para outros tipos de ventiladores.
Compressores de Ar de Turboalimentador e Superalimentador: Compressores de ar usados em motores para aumentar a entrada de ar.
Compressores de Ar, N.E.S.O.I.: Outros tipos de compressores de ar.
Compressores de Gás, N.E.S.O.I.: Outros tipos de compressores de gás.
Bombas de Ar ou Gás, Compressores e Ventiladores, N.E.S.O.I.: Uma categoria geral para bombas de ar/gás, compressores e ventiladores.
Partes de Ventiladores (Incluindo Sopradores) e Coifas de Ventilação ou Reciclagem: Peças para ventiladores e coifas.
Estatores e Rotores de Bens da Subposição 8414.30: Partes internas de certos tipos de compressores.
Partes de Compressores de Ar ou Gás, N.E.S.O.I.: Outras peças para compressores de ar ou gás.
Partes de Bombas de Ar ou Vácuo, Coifas de Ventilação ou Reciclagem, Cabines de Segurança Biológica Herméticas: Peças para bombas de ar/vácuo e cabines de segurança.
Equipamentos de Refrigeração e Aquecimento
Máquinas de Ar Condicionado do Tipo Janela ou Parede, Sistema Split, Incorporando uma Unidade Refrigeradora e Válvula para Reversão do Ciclo de Resfriamento/Aquecimento: Aparelhos de ar condicionado que podem tanto resfriar quanto aquecer, do tipo janela/parede e sistema split.
Máquinas de Ar Condicionado do Tipo Janela ou Parede, Sistema Split, N.E.S.O.I.: Outros aparelhos de ar condicionado do tipo janela/parede e sistema split.
Máquinas de Ar Condicionado Incorporando uma Unidade Refrigeradora e Válvula para Reversão do Ciclo de Resfriamento/Aquecimento, N.E.S.O.I.: Outros aparelhos de ar condicionado que podem tanto resfriar quanto aquecer.
Máquinas de Ar Condicionado Incorporando uma Unidade Refrigeradora, N.E.S.O.I.: Outros aparelhos de ar condicionado que apenas resfriam.
Máquinas de Ar Condicionado Não Incorporando uma Unidade Refrigeradora: Máquinas de ar condicionado que não têm sua própria unidade de refrigeração.
Chassis, Bases de Chassis e Gabinetes Externos para Máquinas de Ar Condicionado: Partes da estrutura de aparelhos de ar condicionado.
Partes para Máquinas de Ar Condicionado, N.E.S.O.I.: Peças para aparelhos de ar condicionado.
Refrigeradores-Congeladores Combinados, Equipados com Portas ou Gavetas Externas Separadas, Elétricos ou Outros: Geladeiras com freezer separados, elétricas ou não.
Congeladores do Tipo Baú, Capacidade Não Superior a 800 Litros, Elétricos ou Outros: Freezers horizontais de tamanho médio.
Congeladores do Tipo Vertical, Capacidade Não Superior a 900 Litros, Elétricos ou Outros: Freezers verticais de tamanho médio.
Bombas de Calor Diferente das Máquinas de Ar Condicionado da Posição 8415: Equipamentos que transferem calor, usados para aquecimento ou resfriamento, mas não são aparelhos de ar condicionado.
Equipamentos de Refrigeração ou Congelamento, N.E.S.O.I.: Uma categoria geral para outros equipamentos de refrigeração.
Permutadores de Calor de Placas e Aletas de Alumínio Brasadas: Trocadores de calor feitos de alumínio, brasados (unidos por brasagem), com um design específico.
Unidades de Troca de Calor, N.E.S.O.I.: Outros tipos de trocadores de calor.
Máquinas e Equipamentos de Cozinha e Indústria
Fogões, Fornos e Fornos de Cozinha, Diferente de Micro-ondas, para Preparar Bebidas Quentes ou para Cozinhar ou Aquecer Alimentos, Não Usados para Fins Domésticos: Equipamentos de cozinha grandes, de uso industrial ou comercial.
Máquinas e Equipamentos N.E.S.O.I., para Preparar Bebidas Quentes ou para Cozinhar ou Aquecer Alimentos, Não Usados para Fins Domésticos: Outros equipamentos de cozinha de uso industrial ou comercial.
Partes de Aquecedores de Água Instantâneos ou de Acumulação: Peças de aquecedores de água.
Partes de Máquinas e Instalações, para Fabricação de Pasta de Papel, Papel ou Cartão: Peças de máquinas usadas na indústria de papel.
Partes de Unidades de Troca de Calor: Peças de trocadores de calor.
Partes de Reatores de Ácido Acrílico Resfriados por Sal Fundido, N.E.S.O.I.; Partes de Esterilizadores Médicos, Cirúrgicos ou de Laboratório, N.E.S.O.I.: Peças para reatores químicos específicos e para esterilizadores hospitalares ou de laboratório.
Partes de Ferramentas Eletromecânicas para Trabalho Manual, com Motor Elétrico Autônomo: Peças para ferramentas elétricas manuais (ex: furadeiras, lixadeiras).
Centrífugas, Diferente de Separadores de Creme ou Secadoras de Roupa: Máquinas que usam força centrífuga para separar substâncias, exceto as mencionadas.
Máquinas e Aparelhos para Filtrar ou Purificar Água: Equipamentos para tratamento de água.
Filtros de Óleo ou Combustível para Motores de Combustão Interna: Filtros para motores.
Máquinas e Aparelhos para Filtrar ou Purificar Líquidos, N.E.S.O.I.: Outros equipamentos para filtrar líquidos.
Filtros de Ar de Admissão para Motores de Combustão Interna: Filtros para o ar que entra no motor.
Conversores Catalíticos ou Filtros de Partículas, Combinados ou Não, para Purificar ou Filtrar Gases de Escape de Motores de Combustão Interna: Dispositivos para reduzir a poluição de veículos.
Máquinas e Aparelhos para Filtrar ou Purificar Gases de Escape, Diferente de Filtros de Ar de Admissão ou Conversores Catalíticos, para… (continua a descrição): Outros equipamentos para purificar gases de escape de motores.
Marcelo Passos
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.