Brasil Política

Datafolha: Lula tem 49%, e Bolsonaro, 44%; brancos e nulos são 5%, e indecisos, 2%

Em | Da Redação

Atualizado em

Datafolha: Lula tem 49%, e Bolsonaro, 44%; brancos e nulos são 5%, e indecisos, 2%
Lula e Bolsonaro

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem 49% das intenções de voto e lidera a corrida pelo Palácio do Planalto ante o presidente Jair Bolsonaro (PL), com 44%, segundo a pesquisa Datafolha publicada nesta quinta-feira, 27. É o penúltimo levantamento do instituto antes do segundo turno.

Segundo a amostra, 5% declaram voto em branco ou nulo e 2% não souberam responder. Os votos válidos, que excluem brancos e nulos, apontam Lula com 53% ante 47% de Bolsonaro.

O presidente oscilou negativamente um ponto em comparação ao último levantamento, do dia 19 de outubro, enquanto o petista manteve o mesmo número. A alteração foi o suficiente para resgatar a vantagem de Lula, que estava empatado tecnicamente no limite da margem de erro no índice.

O mesmo acontece nos votos válidos. O ex-presidente tinha 52% ante 48% do chefe do Executivo.

Nos índices de rejeição, o cenário é de estabilidade. Bolsonaro continua liderando, com a reprovação de 50% dos brasileiros, enquanto Lula é preterido por 45%. Em comparação com à amostra semana anterior, o candidato à reeleição tinha o mesmo número enquanto o petista oscilou negativamente um ponto.

O governo Bolsonaro é avaliado como ruim ou péssimo por 39% dos entrevistados. 38% avaliam como ótimo ou bom a 22% classificam a gestão como regular — exatamente o mesmo número da pesquisa anterior.

O presidente está numericamente superior em dois dos três maiores colégios eleitorais do País: São Paulo (o maior, 49% a 43%) e Rio de Janeiro (o terceiro maior, 51% a 41%). Lula tem a vantagem em Minas Gerais (o segundo maior, 48% a 43%). As margens de erro são de quatro, três e três pontos porcentuais, respectivamente, o que configura empate técnico em Minas Gerais e em São Paulo.

Contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, a pesquisa divulgada nesta quarta-feira foi realizada entre 25 e 27 de outubro e entrevistou 4.580 eleitores presencialmente em 252 cidades. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04208/2022. A margem de erro é dois pontos para mais ou para menos.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads