Política

Datafolha: 67% acham que Bolsonaro deveria abrir mão de candidatura e apoiar outro nome; 28% acha que ele deveria manter

Em | Da Redação

Atualizado em

Datafolha: 67% acham que Bolsonaro deveria abrir mão de candidatura e apoiar outro nome; 28% acha que ele deveria manter
Ex-presidente Bolsonaro

Apesar de o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seguir se colocando como candidato à Presidência em 2026 –mesmo estando inelegível–, a maior parte da população acredita que ele deveria desistir de tentar disputar as próximas eleições.

Pesquisa Datafolha aponta que apenas 28% do eleitorado acha que ele deveria manter sua candidatura, contra 67% que dizem que ele deveria apoiar outro nome.

O Datafolha entrevistou 3.054 pessoas com 16 anos ou mais em 172 municípios de terça (1º) até quinta-feira (3). A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que o condenou por abuso de poder em razão de reunião com diplomatas estrangeiros em que divulgou informações falsas sobre a segurança das urnas e pelo uso político da celebração de 7 de Setembro em 2022.

Ele tem feito articulações políticas para viabilizar uma anistia aos presos pelo 8 de janeiro e tem também o objetivo de criar um ambiente favorável à recuperação de seus poderes políticos.

Bolsonaro e aliados –como o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos)– endossam o discurso do ex-presidente, replicado também por parlamentares, de que o candidato do grupo é ele.

Uma das hipóteses levantadas por aliados é que o ex-mandatário manteria a candidatura até o fim e faria o registro eleitoral no ano que vem –até ter a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral.

Deixe sua opinião