Pernambuco Política

Danilo está confiante na ampliação dos votos de Lula em Pernambuco

Em | Da Redação

Atualizado em

Danilo está confiante na ampliação dos votos de Lula em Pernambuco
(Foto: Marcus Mendes/Divulgação)

O deputado Danilo Cabral encerrou nesta quinta-feira (27) a maratona de visitas a municípios de todas as regiões pernambucanos para agradecer a votação no primeiro turno da disputa estadual. Nessas andanças, a partir das conversas com os prefeitos e lideranças municipais, o parlamentar acredita na ampliação da votação de Luiz Inácio Lula da Silva, especialmente pelas medidas para minimizar a abstenção dos eleitores.

“Nosso sentimento é de ser possível chegarmos a mais de 70% dos votos para o presidente Lula no estado e esperamos atingir esse percentual em todo Nordeste. A autorização do Supremo Tribunal Federal para o transporte de eleitores pelas prefeituras e concessionárias e o passe livre na Região Metropolitana do Recife vão garantir a presença dos eleitores. E o fato de termos um segundo turno no estado também mobilizará a sociedade”, avalia Danilo. Na primeira etapa da eleição, Pernambuco registrou um índice de 18,2% de abstenção – número um pouco superior em relação a 2018, que foi de 17,9%.

A importância de aumentar o número de votos de Lula no Nordeste é para tentar “neutralizar” um melhor desempenho do presidente Jair Bolsonaro no Sudeste. “Precisamos garantir essa margem maior, não só para para elegê-lo, mas para garantir a posse e a governabilidade. Bolsonaro tenta pavimentar um “terceiro turno” das eleições, elevando o tom contra a Justiça Eleitoral”, afirmou Danilo.

Existe o entendimento, entre os aliados de Lula, que haverá dificuldade para repetir o resultado de Minas Gerais, onde o petista ganhou com uma diferença de 600 mil votos no primeiro turno. O governador reeleito Romeu Zema (Novo) entrou de cabeça na campanha de Bolsonaro no segundo turno. Já em São Paulo, onde Lula foi menos votado que Bolsonaro, a disputa está bastante acirrada entre Fernando Haddad (PT) e Tarcísio Freitas (Republicanos) – tecnicamente empatados de acordo com as últimas pesquisas. Mas não há expectativa de melhora no desempenho de Lula. No Rio de Janeiro, Bolsonaro teve 51% dos votos e o governador Cláudio Castro (PL) foi reeleito.

AGENDA – Hoje Danilo concentrou as atividades na Região Metropolitana do Recife. Esteve em Araçoiaba, município em que ele foi majoritário na RMR, onde foi recebido pelo prefeito Jogli Uchôa (DEM). Eles foram visitar as obras de construção da escola-modelo municipal que terá ensino em regime integral. Em seguida, ele foi a São Lourenço da Mata para uma reunião com o prefeito Vinicius Labanca (PSB).

Danilo esteve em 25 cidades de todas as regiões do estado para agradecer simbolicamente os 885.994 votos recebidos por ele para governador. “Encerramos essa caminhada da disputa estadual com muita emoção e felizes pela missão cumprida com muito respeito ao povo de Pernambuco. Vamos seguir na luta em defesa dos interesses dos pernambucanos e pernambucanas”, destacou.

Deixe sua opinião

Advertisements
20 - Banner Threads