Guilherme Martini. Foto: Reprodução
Guilherme Martini, um menino de 5 anos que batalhava contra a Atrofia Muscular Espinhal (AME) tipo 1, faleceu na última segunda-feira (19) em Campos do Jordão, São Paulo. A notícia foi confirmada por sua família.
Desde junho de 2020, os pais da criança vinham compartilhando nas redes sociais a jornada do filho contra a AME, uma doença rara e degenerativa que afeta os movimentos musculares. Para arcar com os altos custos do tratamento, eles realizaram diversas campanhas de arrecadação com o objetivo de comprar o medicamento Zolgensma, conhecido como o mais caro do mundo, avaliado em cerca de R$ 6 milhões.
Antes de ser diagnosticado com a doença, Guilherme já apresentava sinais de atraso motor e, aos 4 meses de idade, passou a realizar sessões de fisioterapia. Em janeiro de 2021, seus pais conseguiram uma liminar que acelerou o acesso ao Zolgensma, que foi finalmente administrado em maio do mesmo ano, cerca de oito meses após o início das campanhas.
A Atrofia Muscular Espinhal, de acordo com o Ministério da Saúde, é uma condição genética rara, transmitida de pais para filhos, que compromete severamente a função muscular. Em 2022, o medicamento Zolgensma foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), com restrições de uso para bebês de até 6 meses de idade que apresentassem AME tipo 1 e que não necessitassem de ventilação invasiva por mais de 16 horas diárias.
Um corpo foi encontrado em uma área de mata na Estrada da Alegria, Zona Sul…
Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…
Miss Bumbum 2025, Kerolay Chaves afirma que o julgamento sobre sua inteligência se tornou parte…
A influenciadora Virginia mostrou ter encomendado um panetone de luxo para o aniversário do irmão de Vini Jr nesta…
O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…
O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…
This website uses cookies.