Brasil

CPMI INSS: Documentos revelam que Paulo Guedes e Sérgio Moro foram alertados sobre fraudes no INSS durante gestão de Bolsonaro

Ex-ministros de Jair Bolsonaro, Paulo Guedes e Sergio Moro, foram informados em 2019 sobre descontos indevidos feitos nas aposentadorias dos beneficiários do INSS, prática que ficou conhecida como “Farra do INSS” e que, anos depois, se tornou alvo da Polícia Federal.

Documentos da época mostram que Moro recebeu as denúncias por meio do então diretor executivo do Procon de São paulo, Fernando Capez, que levou ao ministro e ao ex-presidente do INSS, Renato Vieira, a lista de associações suspeitas de aplicar os descontos irregulares.

Entre as citadas estavam a ABAMSP, Asbapi e Centrape, que tiveram sigilos quebrados recentemente pela CPI do INSS. Após a reunião, algumas entidades suspeitas foram descredenciadas. As informações são do Metropoles.

Da mesma forma, Paulo Guedes teve acesso a denúncias semelhantes através de um requerimento de deputado federal, que solicitava esclarecimentos sobre descontos não autorizados dos benefícios. A resposta enviada pelo gabinete de Guedes indicava que o INSS realizava fiscalizações periódicas e notificava as entidades quando comprovadas irregularidades.

O caso da “Farra do INSS” começou a ser investigado em 2023 pelo Metrópoles, que revelou que as entidades associativas chegaram a arrecadar R$ 2 bilhões em um ano, aplicando mensalidades sem autorização dos aposentados.

As denúncias levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal e à operação Sem Desconto, que resultou na demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e do ministro da Previdência, Carlos Lupi.

 

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Segunda parcela do FGTS: veja quem pode receber o benefício

Na próxima segunda-feira (2), começa o pagamento da segunda parcela do  Fundo de Garantia do Tempo…

10 horas ago

Fevereiro seguirá com bandeira tarifária verde na conta de luz

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira (30) a manutenção da bandeira tarifária…

10 horas ago

Tragédia: Irmãos, de 3 e 6 anos, morrem em incêndio residencial no centro de Pesqueira; crianças foram encontradas abraçadas dentro do quarto

Duas crianças morreram após um incêndio atingir uma residência na cidade de Pesqueira, no Agreste…

17 horas ago

Taxa de 5,6%: Brasil fecha 2025 com a menor taxa de desemprego em 14 anos

O Brasil registrou, no trimestre encerrado em dezembro, taxa de desocupação de 5,1%, a menor…

18 horas ago

Caso Banco Master: PF encontrou indícios que ligam investigação a políticos e autoridades

A Polícia Federal segue no encalço do Banco Master e nas ligações com políticos e…

21 horas ago

Concurso da Polícia Militar de Alagoas com 1.060 vagas autorizadas tem contratação de banca autorizada

A Procuradoria Geral do Estado de Alagoas deu aval para a contratação do Cebraspe como o organizador…

22 horas ago

This website uses cookies.