Brasil

Correção do FGTS voltará a ser julgada pelo STF próxima semana

O Supremo Tribunal Federal (STF) irá retomar na próxima quarta-feira (12) o julgamento sobre a legalidade do uso da Taxa Referencial (TR) para correção das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O processo se arrasta a 10 anos.

O julgamento foi suspenso em novembro de 2023 após o ministro Cristiano Zanin apresentar pedido de vista, que significa pedir mais tempo para analisar o processo. No final de março o ministro devolveu o processo para ser julgado pelos demais e o presidente da Corte, Luis Roberto Barroso, o incluiu na pauta do dia 12 de junho. 

Placar

Antes do pedido de vista de Cristiano Zanin, já haviam votado os ministros Luís Roberto Barroso, relator, e os ministros André Mendonça e Nunes Marques. Os três votaram no mesmo sentido, para considerar inconstitucional o uso da TR para remunerar as contas dos trabalhadores. 

Governo

No início de 2024 a Advocacia-Geral da União (AGU) enviou ao STF uma proposta para destravar o julgamento do caso. Essa proposta defende que as contas do fundo garantam correção mínima que assegure o valor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é o índice oficial utilizado para medir a inflação.

Entretanto, a proposta é somente para depósitos feitos a partir da decisão do STF e não se aplicaria a valores retroativos.

Julgamento

O caso começou a ser julgado pelo STF em 2014. A ação foi apresentad a pelo partido Solidariedade, com alegação de que TR, com rendimento próximo de zero, por ano, não aplica correção adequada aos valores e fica distante da  inflação real.

Marcelo Passos

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Duis aute irure dolor in reprehenderit in voluptate velit esse cillum dolore eu fugiat nulla pariatur.

Postagens recentes

Corpo de jovem pernambucana desaparecida é encontrado em matagal de Teresina; suspeito é preso

Um corpo foi encontrado em uma área de mata na Estrada da Alegria, Zona Sul…

13 horas ago

Morte de criança após adrenalina: testemunhas afirmam que médica tentou adulterar prontuário para omitir erro após morte, diz delegado

Ao menos três testemunhas afirmaram, em depoimento à polícia, que a médica Juliana Brasil Santos tentou…

21 horas ago

Miss Bumbum denuncia ataques nas redes por causa do corpo: ‘Me chamam de burra’

Miss Bumbum 2025, Kerolay Chaves afirma que o julgamento sobre sua inteligência se tornou parte…

21 horas ago

Virginia mostra panetone de luxo de R$ 6 mil comprado para irmão de Vini Jr

A influenciadora Virginia mostrou ter encomendado um panetone de luxo para o aniversário do irmão de Vini Jr nesta…

21 horas ago

Quem era o padre,de 38 anos, que sumiu e foi achado morto na Casa Paroquial

O padre Júlio César Agripino, de 38 anos, atuava na Paróquia Nossa Senhora do Carmo,…

21 horas ago

Soldado confessa ter matado cabo do Exército e incendiado quartel

O militar do Exército Brasileiro Kelvin Barros da Silva (foto em destaque), 21 anos, que…

22 horas ago

This website uses cookies.