Uma fiscalização realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE) no Hospital Regional do Agreste (HRA), em Caruaru, nesta sexta-feira (6), identificou inúmeras irregularidades. Superlotada, a unidade de saúde tem pacientes em macas espalhadas pelos corredores, incluindo idosos, falta de medicações e falhas na identificação dos atendidos.
Uma das maiores emergências do interior do estado, foram encontrados idosos que aguardavam leitos há mais de dois dias.
“De imediato, notificamos a instituição para que seja elaborado um planejamento de enfermagem com o dimensionamento adequado de pessoal. Além disso, encaminharemos o relatório aos órgãos competentes, como a Vigilância Sanitária e o Ministério Público de Pernambuco”, disse a Dra. Ivana Andrade, chefe do Departamento de Fiscalização do Coren-PE.
Pacientes lamentam situação
Uma das pacientes sem leito era Dona Maria Soares, de 75 anos. Ela deu entrada no HRA na última quarta-feira (4), após fraturar o fêmur.
“Desde que cheguei, me colocaram aqui no corredor, pois disseram que não havia leito. É um absurdo, mas infelizmente não temos o que fazer”, lamentou a idosa.